A Sala de imprensa da Santa Sé informou em 4 de agosto que o Papa Francisco nomeou Maximino Caballero Ledo como secretário-geral da Secretaria para a Economia.

Caballero Ledo nasceu em 21 de dezembro de 1959, em Mérida (Espanha), é casado e tem dois filhos. Estudou economia na Universidade Autônoma de Madri e fez mestrado em Administração de Empresas na IESE Business School de Barcelona.

Desde 2007, Maximinio Caballero Ledo mora nos Estados Unidos e trabalha para uma empresa do setor de saúde. Em declarações ao Vatican News, o novo secretário-geral da Secretaria para a Economia disse que "de todas as diversas oportunidades de carreira que eu poderia ter imaginado, esta é uma que eu nunca sequer pensei remotamente".

“Pensar que a Igreja seja apenas uma questão de sacerdotes e freiras e que o restante de nós seja apenas espectadores é muito difundido". Entretanto, os fiéis leigos têm uma tarefa muito importante a realizar dentro da Igreja. Somos todos membros do mesmo corpo e todos temos nossa missão", afirmou.

Por fim, Maximinio Caballero ressaltou que “poder colaborar com a Santa Sé, a serviço do Santo Padre, é uma honra e uma grande responsabilidade” e acrescentou que seus talentos são sua experiência e seu trabalho, por isso espera “com eles poder fazer minha parte e colaborar para a transparência econômica da Santa Sé”.

Confira também: