O Arcebispo Emérito de Sucre (Bolívia), Dom Jesús Juárez, destacou a personalidade e o serviço da querida Irmã Hermenegilda Copa Cruz, da Ordem Servas de Maria Ministra dos Enfermos, falecida de coronavírus COVID-19 no Lar de Idosos 25 de maio.

A religiosa de 56 anos foi a segunda a falecer depois de uma idosa de 72 anos, suspeita de sofrer de coronavírus, informou o Centro Arcebispal de Comunicação (Cenacom).

A Madre Superiora, Rosmery Moya, especificou que a irmã Hermenegilda apresentou sintomas semelhantes a um resfriado há uma semana e que, depois de fazer um teste rápido, testou negativo.

No entanto, diante da suspeita do médico que a atendeu, a religiosa foi internada no hospital de Lajastambo, onde testou positivo para o coronavírus.

Até o domingo, 26 de julho, havia três casos suspeitos entre os idosos, de um total de 98 residentes e cinco trabalhadores em quarentena preventiva.

O Arcebispo Emérito de Sucre, Dom Jesús Juárez, lamentou a perda da irmã Hermenegilda, de nacionalidade peruana, que "encarnou a vida de Cristo", com "esse espírito de serviço e dedicação aos mais necessitados, aos mais descartados, aos idosos".

 

Dom Juárez lembrou as palavras do Papa Francisco que, na festa de São Joaquim e Santa Ana, expressou que "os avós são como árvores que têm boas raízes".

Por isso, o Arcebispo Emérito incentivou a aprender com eles "essa sabedoria, essa experiência de vida que precisamos dentro desse dinamismo e criatividade pastoral".

Enquanto isso, a prefeita de Sucre, Luz López Rojo, expressou em uma nota de pesar em 24 de julho que a irmã Hermenegilda “deixa um vazio profundo que é difícil de preencher, pelo qual pedimos ao Senhor, nosso Deus, que conceda a paz em sua sepultura e à família sofredora, conceda todas as forças e resignação necessárias para aceitar sua ausência”.

Nora Mamani, diretora de Saúde do município, informou que foram entregues 50 kits de medicamentos e material de biossegurança para o atendimento aos doentes.

Além disso, realizaram uma capacitação em protocolos de biossegurança, foi montada uma equipe de saúde para o atendimento dos contagiados e uma equipe para dar apoio à situação.

Segundo o jornal Correo del Sur, outras casas de repouso na cidade estão em situação semelhante, devido à falta de acesso aos exames de COVID-19 e ao aumento dos preços dos suprimentos de prevenção à saúde.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: