O Santuário Nacional de Aparecida (SP) retomou nesta terça-feira, 18 de julho, as Missas com a presença dos fiéis, após mais de quatro meses sem os devotos, devido à pandemia de Covid-19.

As Missas com a presença dos fiéis no Santuário foram suspensas na primeira quinzena de março, como forma de prevenção à propagação do coronavírus. Desde então, as celebrações na Basílica mariana seguiram apenas sendo transmitidas pelos meios de comunicação.

Nesta terça-feira, porém, os devotos da Mãe Aparecida puderam retornar à Sua Casa, seguindo as medidas que fazem parte do plano de retomada gradual e segura do Santuário Nacional para reabertura, o qual foi elaborado com base em normas propostas pelas autoridades sanitárias e religiosas.

“A nossa perspectiva é de sempre proporcionar aos fiéis o cuidado, a saúde, seguindo todas as normas não só do Governo Estadual e da Prefeitura de Aparecida, mas também as apresentadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, afirma o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo.

A primeira Missa com a presença dos devotos foi às 6h45 desta terça-feira, com cerca de 100 pessoas. A celebração foi presidida pelo administrador ecônomo do Santuário Nacional, Padre Luiz Cláudio, que recepcionou os fiéis: “Sejam bem-vindos novamente a Casa da Mãe Aparecida”.

De acordo com o Portal A12, a Santa Missa foi celebrada “pelas famílias que perderam os parentes”, bem como “pelos padres, bispos e profissionais da saúde que deram suas vidas nesta pandemia”.

O sacerdote também agradeceu aos membros da Família dos Devotos, que, através da colaboração com esta obra, proporcionam que milhares de brasileiros tenham o Santuário em suas casas, levando a esperança e a certeza que Deus não nos abandona, principalmente nos momentos mais difíceis”.

Além disso, agradeceu aos colaboradores do Santuário que trabalham com segurança pela reabertura e citou a primeira leitura: “Deus é nosso Pai e não nos abandona, nem nas principais dificuldades. Rezemos à Nossa Senhora que não permita que nos afastemos de Deus. Em tempos difíceis, devemos confiar em Deus e contar com a proteção materna de Nossa Senhora Aparecida”, declarou.

Medidas de segurança

De acordo com o Portal A12, as celebrações no interior da Basílica, que chegavam a reunir cerca de 35 mil devotos, agora vão acontecem com o número reduzido de mil peregrinos. A entrada dos fiéis acontece a partir da Esplanada João Paulo II. No local, é realizada uma triagem com aferição de temperatura corporal e higienização das mãos.

Só é permitida a entrada com uso de máscara, que deve ser utilizada durante todo o rito e em todo o complexo de acolhida. No interior do templo, sinalizações indicam onde os devotos devem se sentar durante as missas. Cada banco comporta apenas duas pessoas, sentadas em extremidades opostas.

Durante este período, o Santuário Nacional fica aberto das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira; aos sábados e domingos, das 5h às 20h. No estacionamento, só é permitida a entrada de veículos de até sete lugares. Por determinação da Prefeitura Municipal, automóveis com maior capacidade não podem ingressar em Aparecida (SP).

As celebrações acontecerão de segunda a sexta, às 6h45, 9h, 12h e 16h; aos sábados, às 6h30, 9h, 12h, 16h e 18h; e aos domingos, às 6h, 8h, 10h, 12h, 16h e 18h. As procissões, que aconteciam aos sábados e domingos, estão suspensas.

Fora dos horários de Missas, não é possível ingressar no maior templo mariano do mundo, que fica fechado para higienização. Neste mesmo período, após a saída dos fiéis das celebrações, acontece a bênção dos objetos e aspersão com água benta na Tribuna Papa Bento XVI. O local, que também poderá ser utilizado para Missas campais, possui sinalização de distanciamento social.

O acesso ao Nicho da Imagem de Nossa Senhora Aparecida fica aberto ao longo de todo o dia. Mas, em diversos períodos do dia, o espaço ficará fechado por quinze minutos para higienização.

O subsolo da Basílica é acessado exclusivamente pela rampa da Torre Brasília. Na entrada será feito controle de temperatura. O fluxo é unidirecional, com rotas pré-estabelecidas para diversos espaços, como a Sala das Promessas.

Para conferir as diretrizes para a retomada de atividades presenciais no Santuário de Aparecida basta acessar AQUI.

Confira também:

Mais em