Nomeado pelo Papa Francisco como Núncio Apostólico na Federação Russa, o até então Núncio no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello irá se despedir do país com Missas celebradas em Aparecida (SP).

De acordo com o Santuário Nacional de Aparecida, Dom D’Aniello presidirá duas celebrações, uma no dia 22 de julho, às 18h, na Basílica Velha; e outra no dia 23, às 9h, no Altar Central da Basílica Nova, templo que guarda a Imagem original da Padroeira do Brasil.

Ambas as Missas não contarão com a presença de fiéis, que poderão acompanhar os ritos pela Rede Aparecida de Comunicação.

As cerimônias serão rezadas em ação de graças pelos oito anos de Dom Giovanni a frente da Nunciatura Apostólica no Brasil. Durante este período, o religioso atuou como representante diplomático da Santa Sé e do Papa no país.

Dom Giovanni D’Aniello servia como representante diplomático da Santa Sé e do Papa no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. Sua nomeação para a Rússia aconteceu no dia 1º de junho. O Arcebispo italiano substituirá Dom Celestino Migliore, que foi transferido para Paris.

Dom Giovanni D’Aniello nasceu em Aversa (Caserta, Itália) em 5 de janeiro de 1955. Foi ordenado sacerdote dia 8 de janeiro de 1978 e nomeado Bispo em 6 de janeiro de 2002. É Doutor em Direito Canônico e fala cinco línguas: italiano, inglês, francês, português e espanhol.

Começou a prestar Serviço Diplomático no dia 1º de junho de 1983. Antes de ser nomeado para a Nunciatura no Brasil, foi Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, na Tailândia e no Camboja.

Confira também: