Frente aos impactos gerados pela pandemia de Covid-19, o Serviço Francisco de Solidariedade (Sefras) já distribuiu mais de 500 mil refeições em São Paulo (SP), atendendo a população em situação de rua, desempregados, imigrantes e refugiados.

Nos últimos quatro meses, diariamente, a Tenda Franciscana, no Largo de São Francisco, no centro da capital paulista, distribui mais de 4 mil refeições. No último dia 13 de julho, foi doada a refeição de número 500 mil, marca que contou com um ato simbólico reunindo a equipe do Sefras, doadores, voluntários, representantes do poder público, da Arquidiocese de São Paulo e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

“Nossa gratidão a todos os trabalhadores, voluntários, doadores e parceiros que nos ajudaram a manter firme nosso compromisso de acolher, cuidar e defender aqueles que mais precisam”, agradeceu Frei José Francisco de Cássia dos Santos, diretor-presidente do Sefras, segundo o site da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Segundo ele, o local de entrega das refeições “se transformou num espaço simbólico onde encontramos o reflexo da vulnerabilidade da estrutura social em que vivemos e, também, a força que tem uma corrente de solidariedade”.

Por sua vez, o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, assinalou que “celebrar a entrega da refeição de número 500 mil, primeiro, é motivo de alegria e de gratidão pois nos mostra que, mesmo diante do cenário desafiador, ainda existem muitos que revelam seus lados mais bonitos de solidariedade e empatia”.

“Mas, ao mesmo tempo, é motivo de preocupação pois, se distribuímos tanta comida em tão pouco tempo, é sinal de que tem muita gente sendo privada desse direito básico que é o da alimentação. A nossa esperança é de que a mesma energia empreendida durante a emergência, seja mantida para buscarmos juntos as transformações para sanar esforços como esses”, completou.

O ato contou com a presença do Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Eduardo Vieira, que finalizou o momento com a bênção das refeições e reforçou o compromisso de ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro dos que mais precisam.

Conforme assinala a Província Franciscana, a campanha emergencial, chamada de “Vida para Todos”, começou em São Paulo e há um mês se expandiu para o Rio de Janeiro, tendo cinco espaços de distribuição de alimentos e também cinco cozinhas solidárias.

“A demanda é muito grande, o que nos fez pensar em medidas provisórias para o atendimento, como é o caso das tendas. Mas sabemos que estes espaços não suprirão os desafios. Precisaremos nos reorganizar, estudar novas estratégias, pois não sabemos até quando sofreremos com os impactos econômicos e sociais da pandemia”, explicou Frei José.

Este trabalho solidário, de acordo com a Província, só é possível graças ao compromisso de milhares de doadores e também a gratuidade de mais de 500 voluntários. A ação já distribuiu mais de 350 toneladas de alimentos, entre cestas básicas mensais (15 mil), marmitas e refeições (500 mil), além de milhares cobertores e de kits de higiene e proteção.

Confira também: