No âmbito da grande peregrinação virtual “Lourdes United”, no Santuário de Lourdes, na França, foi celebrada nesta quinta-feira uma Missa pelas Américas, na qual se pediu pelos fiéis que não têm acesso aos sacramentos devido à pandemia de coronavírus.

A peregrinação virtual "Lourdes United" ocorreu em 16 de julho, por ocasião do aniversário da última aparição de Nossa Senhora a Santa Bernardette e no dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo.

Na Missa presidida pelo sacerdote argentino Horacio Brito, capelão da hospitalidade do Santuário de Lourdes, rezaram em espanhol, português, francês e inglês por todos os cristãos, pela paz entre os povos, pelos países que ainda enfrentam a pandemia do coronavírus, pelos fiéis que não podem ter acesso aos sacramentos e pelos que cuidam dos doentes.

Em sua homilia, na gruta das aparições, o Pe. Brito afirmou que "estamos celebrando esta Missa das Américas no Santuário de Lourdes", que é o "fruto mais precioso do encontro entre duas pessoas, a Virgem Mãe de Deus e uma menina doente e analfabeta, Bernadette Subirous”.

“Há 162 anos, a Mãe de Deus procurava uma menina para prolongar o sim dado na Anunciação e continuar nos dando neste santuário seu Filho Jesus. Há 162 anos, Bernadette dava seu sim à mãe, acolhendo sua palavra e testemunhando com suas palavras e suas obras”, disse o sacerdote.

Pe. Brito ressaltou que a fecundidade deste encontro se manifesta há “anos na conversão dos corações, na vida sacramental, especialmente na Reconciliação e na Eucaristia, e nos inúmeros gestos de caridade e serviço aos doentes por parte daqueles que estão ao seu serviço, os profissionais de saúde”, acrescentou.

O capelão da hospitalidade enfatizou que existem muitos peregrinos em Lourdes que "redescobrem a face da Igreja neste santuário", onde também "bebem do lado aberto de Cristo".

“Lourdes, meus queridos irmãos, é antes de tudo, o santuário da Imaculada. Aqui, em 25 de março de 1858, a Senhora revelou seu nome: "Eu sou a Imaculada Conceição". Nela contemplamos o triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte”.

Pe. Brito finalmente disse que na vida “a última palavra pertence a Deus. A Virgem Imaculada já é o sinal desse novo céu e nova terra que Deus Pai promete a todos nós, seus filhos”.

Após a Missa, realizou-se uma procissão especial das relíquias de Santa Bernardette até a gruta de Lourdes e, em seguida, rezaram o Terço em diferentes idiomas.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: