Diante de uma nova onda de contágio na China, Hong Kong suspendeu as Missas Públicas pela segunda vez até 28 de julho, como medida para reduzir o risco de transmissão comunitária.

Em um comunicado, o Administrador Apostólico de Hong Kong, Cardeal John Tong, indicou às igrejas que devem suspender as celebrações públicas de 15 a 28 de julho para reduzir a transmissão da doença.

Esta medida inclui os sacramentos como o Batismo, a Primeira Comunhão e a Crisma, pois reúnem muitas pessoas.

Além disso, indicou que é possível manter os templos abertos para a oração pessoal, respeitando os protocolos de biossegurança, como o uso de máscaras, desinfecção das mãos, controle de temperatura e distanciamento social.

Segundo indicou UCA News, a suspensão está sendo realizada pela segunda vez na diocese de Hong Kong desde o início da pandemia, após aproximadamente um mês da retomada das Missas públicas na ilha, que ocorreu em 11 de junho.

O Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong impôs novas medidas de distanciamento social devido ao surto da doença, que se tornaram as mais rigorosas desde o início da COVID-19.

Em 14 de julho, Hong Kong informou 48 novos casos de coronavírus, incluindo 40 de transmissão local. As autoridades alertaram para o risco de um surto em grande escala.

"As aulas foram suspensas a partir de 10 de julho e as férias de verão foram antecipadas devido ao medo de uma nova rodada de infecções no território", assinalou UCA News.

Academias e centros de entretenimento também permanecem fechados até novas disposições.

O Governo indicou que essas medidas são necessárias após a súbita mudança nos surtos do vírus, refletindo a transmissão local silenciosa na comunidade.

A administração planeja impor restrições aos viajantes de locais de alto risco, como um documento que valide o resultado negativo do teste de coronavírus antes de iniciar a viagem.

O Cardeal Tong pediu aos fiéis que participem da Missa dominical on-line através do site diocesano, onde também são transmitidas as Missas diárias e outros serviços litúrgicos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: