A polícia de Boston (Estados Unidos) está investigando um ataque incendiário contra uma estátua de Nossa Senhora que ocorreu no sábado à noite, o segundo ataque a uma estátua da Mãe de Deus em dois dias.

Telefonaram para a polícia para informar sobre um incêndio na Bowdin Street, no bairro de Dorchester, em Boston, por volta das 22h de 11 de julho.

A polícia local confirmou que uma estátua da Santíssima Virgem, localizada fora da igreja da paróquia de São Pedro, foi queimada e danificada. Os agentes da ordem e os bombeiros responderam às denúncias de que uma pessoa desconhecida havia incendiado flores de plástico que estavam nas mãos da estátua, causando danos devido à fumaça e pelas chamas no rosto, na cabeça e na parte superior do corpo da estátua.

O incêndio em São Pedro é o mais recente de uma série de incêndios e vandalismo que afetaram as igrejas católicas nos últimos dois dias.

Em 10 de julho, a Diocese de Brooklyn anunciou que a polícia de Nova York estava investigando o vandalismo de uma estátua da Virgem Maria na Cathedral Preparatory School and Seminary, uma escola católica e um seminário privado em Elmhurst, Queens.

As imagens de segurança mostram um indivíduo se aproximando da estátua de 100 anos depois das 15h da sexta-feira, 10 de julho, e depois escreveu a palavra "ÍDOLO" (ídolo).

Pe. James Kuroly, reitor e presidente do Cathedral Preparatory, chamou o incidente de "um ato de ódio".

"Obviamente, essa tragédia nos entristece profundamente, mas também renova nossa esperança e fé no Senhor, já que ele mostrou sua bondade através das muitas pessoas que já entraram em contato conosco", disse o Pe. Kuroly.

“Estamos sinceramente agradecidos pela ajuda que recebemos, bem como pelas orações. Continuem rezando por aqueles que cometeram esse ato de vandalismo e ódio contra Nossa Senhora e a Igreja", acrescentou.

Além dos ataques às duas estátuas da Virgem Maria, no sábado de manhã,  um homem irrompeu com o seu carro e lançou um dispositivo incendiário contra a igreja católica Queen of Peace da Diocese de Orlando (Flórida, Estados Unidos) causando graves danos à estrutura, mas sem deixar feridos no interior.

Stephen Anthony Shields, de 24 anos, foi preso e acusado de tentativa de assassinato, incêndio criminoso, roubo e fuga, depois de ter admitido que irrompeu na igreja com uma minivan e depois a incendiou.

Segundo um comunicado de sábado à noite do Gabinete do Xerife, Shields derramou gasolina no salão da igreja e colocou fogo depois de bater com a sua minivan na porta principal da paróquia. Shields foi embora na minivan e foi seguido por policiais em uma curta perseguição antes de ser preso. Segundo os meios locais, o detento disse à polícia que havia sido diagnosticado com esquizofrenia, mas que atualmente não estava tomando remédios.

Também no sábado, um incêndio devastou a Missão São Gabriel na Arquidiocese de Los Angeles, uma missão católica de 249 anos fundada por São Junípero Serra.

O Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez, chamou a missão de "pedra angular histórica e coração espiritual de Los Angeles e da comunidade católica aqui".

Autoridades federais e locais ainda estão investigando a causa do incêndio. Neste domingo, 12 de julho, o Los Angeles Times informou que agentes do Departamento Federal de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos estavam investigando a possibilidade de o incêndio ter sido provocado.

Também neste fim de semana, policiais de San Diego afirmaram que ocorreu um incêndio suspeito na Igreja Batista de Calvary às 12h30 de domingo e que estava sendo investigado pela equipe de ataque de Metro Arson Strike.

Calvary é uma igreja historicamente afro-americana, embora seu site diga que cresceu em uma "comunidade de fé multicultural" nos últimos anos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em