O responsável para o mundo de língua espanhola da Associação Médica Católica (CMA) dos Estados Unidos, Félix Ángel Rodríguez, destacou que os profissionais de saúde precisam permanecer próximos aos sacramentos para tratar os doentes e suas famílias com misericórdia, especialmente no meio da pandemia de coronavírus.

Segundo indica em seu site, a CMA é a maior associação de católicos na área da saúde nos Estados Unidos.

"Ajudamos nossos membros a crescer na fé, manter a integridade ética e prestar um excelente atendimento médico de acordo com os ensinamentos da Igreja", acrescenta.

Em uma entrevista à EWTN Notícias, Rodríguez enfatizou que todos os doentes e suas famílias devem ser tratados com misericórdia, especialmente neste momento em que os hospitais não estão permitindo as visitas.

Como profissionais de saúde, devemos procurar como podemos dar apoio "à distância para estes familiares que não estão ao lado do paciente”, acrescentou.

Rodríguez assinalou que os médicos devem ter compaixão e entender a situação “penosa e dolorosa” das famílias de pacientes com COVID-19 e que não podem estar ao lado de seus parentes quando falecem ou se encontram em estado grave.

"É preciso colocar-se no lugar do outro", disse.

Do mesmo modo, enfatizou que é necessário que os profissionais da saúde compreendam as pessoas e vejam como estão em relação ao sofrimento de seus familiares, para poder tratá-las com a compaixão necessária e "ter consciência de que esta pessoa que temos diante de nós é outro Cristo".

Por isso, Rodríguez destacou que é necessário que os profissionais de saúde cuidem de sua saúde espiritual e busquem estar sempre em contato com os sacramentos, a fim de tratar os moribundos em seu momento de dor.

"Nós tivemos o cuidado de continuar nos nutrindo em nossa vida espiritual, a fim de tratar o paciente com a dignidade que merece", indicou sobre o procedimento que a CMA segue com os profissionais de saúde.

Segundo indica a Universidade Johns Hopkins, no mundo há mais de 10 milhões de pessoas infectadas com COVID-19 e mais de 500 mil mortes pela doença.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: