Dom Severino Clasen foi nomeado nesta quarta-feira, 1, pelo Papa Francisco como o novo arcebispo da Arquidiocese de Maringá (PR). O pedido de renúncia por motivo de saúde de Dom Anuar Battisti foi aceito pelo Sumo Pontífice no dia 20 de novembro do ano passado e desde então a circunscrição eclesiástica estava vacante. A arquidiocese de Maringá estava sob os cuidados de Dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama (PR).

Desde 4 de setembro de 2011, o prelado era o bispo titular da Diocese de Caçador (SC). A nomeação foi feita pelo Papa Bento XVI no dia 6 de julho de 2011. Dom Severino foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos. Eleito em 11 de maio de 2011, exerceu a função até 2019.

Tendo como lema episcopal “Acolher e cuidar”, Dom Severino atualmente é presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo sido eleito na última 57ª Assembleia.

Dom Clasen ingressou no seminário menor em 1968, em Ituporanga (SC). Ele tem três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação Franciscanas de São José.

Tornou-se franciscano ao ingressar na província da Imaculada em janeiro de 1976. Em seguida, fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982. Neste mesmo mês, passou a ser vigário paroquial de Concórdia, em Santa Catarina, e em 1988 foi transferido para Porto União. No ano seguinte, tornou-se o responsável pela pastoral vocacional da província da Imaculada.

Também foi reitor e pároco do Santuário São Francisco, no Largo São Francisco de São Paulo, e nomeado bispo para a diocese de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha, em 11 de maio de 2005.

No dia 25 de junho de 2005, aconteceu a sua ordenação episcopal pelo então núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, na cidade de Ituporanga. A posse episcopal ocorreu no dia 10 de julho do mesmo ano, em Araçuaí.

Confira: