Em 12 de junho, o Patriarcado Latino de Jerusalém informou que se viu obrigado a vender propriedades em Nazaré como última opção para pagar as dívidas relacionadas à construção da Universidade Americana de Madaba (Jordânia).

Em um comunicado, o Patriarcado Latino indicou que, devido à má gestão anterior e ao financiamento econômico para a criação da universidade, atingiram um déficit de cerca de 100 milhões de dólares.

O Patriarcado esclareceu que, nos últimos quatro anos, realizaram um “importante trabalho de reorganização da administração, com controles e limitações internas adequadas”, sob a responsabilidade do administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa.

"Apesar dos muitos esforços realizados para levantar fundos, tornou-se claro que a única solução possível seria vender algumas propriedades", destacou.

O Patriarcado esclareceu que consideraram vender os terrenos na Jordânia para pagar as dívidas, apesar do preço reduzido que as propriedades têm devido às condições econômicas do país. No entanto, o valor arrecadado não seria suficiente para pagar as dívidas com os bancos.

"Por esta razão, e após muitas outras tentativas, foi tomada a decisão de vender terrenos em Nazaré", indicou.

Além disso, acrescentou que esta decisão foi aprovada pelos organismos competentes, como a comissão interna do Patriarcado Latino e a Santa Sé.

Os terrenos vendidos na área de Nazaré foram adquiridos por um empresário árabe sob uma avaliação formal e com preços comerciais atuais.

Foram excluídos da venda "mais de 100 dunams de terra" (10 hectares), destinados a obras e iniciativas "para o benefício futuro" da comunidade cristã local, ressaltou.  

Esta decisão "foi tomada com grande angústia, já que representava o último recurso possível", afirmou.

Por fim, o Patriarcado Latino esclareceu que emitiu este comunicado para contrastar os rumores “falsos e infundados” que circulam sobre a venda das propriedades.

"No devido tempo, o Patriarcado Latino de Jerusalém publicará uma declaração completa e específica sobre essa transação", concluiu.

Declaração completa AQUI.

Confira também: