O Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, disse no domingo, 14 de junho, que o cuidado com a vida humana deve continuar sendo essencial durante esta pandemia do coronavírus COVID-19, especialmente devido ao anúncio da reativação econômica do País.

"Estamos muito preocupados com a vida de nosso povo, é necessário que esta reativação seja feita de maneira progressiva, ordenada e com todas as medidas de biossegurança, para evitar o contágio e a morte das pessoas. Acima de todos os interesses, a morte dos salvadorenhos deve ser evitada”, escreveu o Arcebispo em um comunicado publicado na Solenidade de Corpus Christi.

 

Nesse contexto, Dom Escobar acredita que "é muito lamentável que não tenhamos uma lei de emergência nacional, que proteja nosso povo, já que, provavelmente, estamos no ponto mais crítico da pandemia”.

Em El Salvador, segundo dados oficiais, em 16 de junho, há 3.941 infectados pela COVID-19 e 76 mortes.

Da mesma forma, exortou os empresários a "garantir os direitos dos trabalhadores e também proteger a saúde deles, fornecendo a eles todo o necessário para cumprir todos os protocolos de segurança de saúde no trabalho".

“A vida é o principal bem que devemos proteger. Neste momento de alto contágio comunitário, é necessário que cada um cuide de sua saúde de forma responsável, que viva livremente em quarentena familiar, que só saia de casa se necessário. Vamos cuidar da própria família, principalmente dos adultos e idosos, vamos colocar em prática todas as medidas de segurança de saúde”, acrescentou.

Em outro ponto, lamentou um ataque nas redes sociais sofrido pelo Cardeal Gregorio Rosa Chávez devido a umas declarações.

"Não farei a defesa dessas opiniões, porque em opiniões sempre é válido discordar, mas em justiça, quero defender a sua pessoa, pois ele goza da nossa mais alta estima e apreço, por sua grande qualidade humana, sua exemplar vida sacerdotal, sua integridade pessoal e a enorme contribuição que deu e continua dando para o nosso país. O senhor Cardeal merece todo o nosso reconhecimento”, acrescentou.  

Finalmente, o Arcebispo de San Salvador pediu ao seu povo que se una “em oração, pedindo a Deus que coloque a sua mão sobre nós, para impedir o avanço da COVID-19 e o fim da pandemia, e que possamos viver como irmãos, em justiça, em caridade ".

"Que por intercessão de Dom Romero, Deus abençoe a todos nós", concluiu.

Confira também: