O Cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral no Vaticano, levou uma ajuda especial do Papa Francisco a um bairro carente na periferia de Roma.

A visita ocorreu na tarde de sábado, 13 de junho, no mesmo dia da apresentação da mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado em 15 de novembro, intitulada "Estende a tua mão ao pobre".

O Cardeal africano visitou o local conhecido como Polo ex Fienile di Tor Bella Monaca, onde também se encontrou com os voluntários da Associação 21 de julho, liderada por Carlo Stasolla, que a cada semana leva cerca de 300 pacotes de alimentos à zona, para as crianças entre 0 e 3 anos.

Da mesma forma, com a ajuda da Farmácia Vaticana, que colabora com a Comissão do Vaticano para a Covid-19, instituída pelo dicastério, o Cardeal levou 3 mil pares de luvas, 6 mil máscaras cirúrgicas, 200 máscaras de pano laváveis ​​e 500 pacotes de paracetamol.

O Cardeal também visitou o campo de nômades de Castel Romano, onde entregou ajuda às famílias.

“Como repete com frequência o Papa Francisco, ninguém deve ficar para trás. Estamos aqui hoje para testemunhar o apoio a todos aqueles que vivem situações de sofrimento e vulnerabilidade e que são muitas vezes esquecidos, sobretudo neste período de emergência de saúde, social e econômica”, afirmou o Cardeal, segundo uma nota do dicastério.

"Lembremos que o desenvolvimento integral do homem está ligado ao cuidado da criação: se falhamos em um, também falhamos no outro", acrescentou.

Segundo informa o Vatican News, no acampamento de Castel Romano, o abastecimento de água é feito através de caminhões-pipa, a eletricidade tem uma voltagem que nem sempre permite realizar todas as atividades e as crianças que vão regularmente à escola são apenas 15%.

Nesta área, a educação virtual tem sido quase impossível devido à falta de dispositivos ou computadores e porque não há conexão com a Internet. As casas, trailers e containers estão em estado precário.

O Cardeal entrou nessas casas, conheceu duas mães que têm dois e três filhos, respectivamente. Muitas pessoas que vivem em Castel Romano fugiram durante a guerra da Bósnia, mas são refugiadas sem status oficial.

Para ajudá-las, a equipe do Hospital Bambino Gesù, em Roma, os atende com a caminhonete "Não se esqueça de mim", com a qual já cuidaram de cerca de 700 crianças.

Confira também: