O Papa Francisco rezou, em 3 de junho, pelos Estados Unidos devido recentes distúrbios sociais após a trágica morte de George Floyd e confiou à intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da América, aqueles que trabalham pela paz e pela Justiça.

Depois de pronunciar sua catequese em italiano, centrada na oração de Abraão, o Santo Padre dirigiu uma mensagem particular aos fiéis de língua inglesa, que puderam acompanhar a Audiência Geral desta quarta-feira através dos meios de comunicação.

Em concreto, o Pontífice disse aos "queridos irmãos e irmãs dos Estados Unidos" que acompanha "com grande preocupação as dolorosas desordens sociais que estão ocorrendo em sua nação nos dias de hoje, após a trágica morte de George Floyd".

O Santo Padre afirmou que não podemos “tolerar nem fechar os olhos para qualquer tipo de racismo ou de exclusão e pretender defender a sacralidade de cada vida humana".

Nada se ganha com a violência

Por essa razão, o Papa Francisco exortou a reconhecer que “a violência das últimas noites é autodestrutiva e autolesionista. Nada se ganha com a violência e muito se perde", alertou.

Nesse sentido, o Santo Padre pediu para rezar "pelo conforto das famílias e dos amigos” e pediu a oração de todos “pela reconciliação nacional e pela paz que ansiamos".

“Que Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da América, interceda por todos os que trabalham pela paz e a justiça em suas terras e no mundo. Deus abençoe todos vocês e suas famílias", rezou o Papa, que também disse que hoje se une "à Igreja de São Paulo em Minneapolis, e a todos os Estados Unidos, ao rezar pelo repouso da alma de George Floyd e de todos os outros que perderam a vida por causa do pecado do racismo”.

Por sua vez, os presidentes dos vários comitês da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) se manifestaram com o "coração partido, enojados e indignados" com a morte de George Floyd depois de ser detido e agredido por um grupo de policiais em Minneapolis, estado de Minnesota.

Vários vídeos mostram que, em 25 de maio, um grupo de policiais de Minneapolis prendeu e agrediu Floyd, um afro-americano de 46 anos, acusando-o de ter usado uma nota falsa de 20 dólares em uma loja local e de resistir à autoridade.

Em um comunicado divulgado em 29 de maio, os bispos dos EUA disseram: "Estamos com o coração partido, enojados e indignados ao ver outro vídeo de um homem afro-americano sendo assassinado diante de nossos olhos".

"O mais surpreendente é que isso esteja acontecendo dentro de algumas semanas de outros eventos semelhantes. Este é o alerta mais recente que precisa ser atendida por cada um de nós com um determinado espírito de conversão ", pediram os bispos norte-americanos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: