O Papa Francisco abençoou, no domingo de Pentecostes, uma ambulância para os pobres de Roma, informou a Esmolaria Apostólica nesta segunda-feira.

Segundo informou, a bênção ocorreu após a Missa de Pentecostes. Trata-se de "um novo presente do Santo Padre, confiado à Esmolaria Apostólica, em favor dos mais pobres, em especial para quem não tem moradia fixa e vive as dificuldades da rua e que busca refúgios nas proximidades do Vaticano ou em alojamentos improvisados em Roma”, indicou em um comunicado.

O comunicado explicou que a ambulância foi colocada à disposição do Governatorato da Cidade do Vaticano para ajudar exclusivamente os mais pobres.

“Permanece na memória de todos o triste episódio de Modesta Valenti, uma idosa sem-teto a quem a cidade de Roma também dedicou uma rua. Era 31 de janeiro de 1983: Depois de passar a noite no frio na estação Termini, a mulher se sentiu mal. Alguns pedestres chamaram uma ambulância, que, no entanto, se recusou a socorrê-la devido às suas más condições de higiene. Por quatro longas horas, vários hospitais também se recusaram a intervir. Modesta permaneceu no chão, sofrendo. Quando finalmente chegou o meio de socorro, já estava morta”, contou a Esmolaria Apostólica.

A ambulância abençoada pelo Papa também acompanhará as outras iniciativas de assistência médica da Esmolaria Apostólica, ativas já há alguns anos, como Poliambulatório móvel, “utilizado principalmente para oferecer tratamentos aos mais pobres e marginalizados nas periferias de Roma; ou o Ambulatório Mãe da Misericórdia que, sob a Colunata de São Pedro, oferece a primeira triagem aos sem-teto ou às pessoas sem assistência de saúde e que continuou a prestar serviço também durante o longo período de lockdown para a emergência da Covid-19”.

Confira também: