No dia 30 de maio, policiais e manifestantes, em Miami (Estados Unidos), encontraram um momento para rezar juntos e condenar a morte de George Floyd.

O Departamento de Correções e Reabilitação do Condado de Miami-Dade compartilhou uma declaração e imagens da comovente reunião entre autoridades e aqueles que protestaram pacificamente na cidade contra o racismo e a morte injusta de Floyd.

 

Como registrado em vários vídeos, em 25 de maio, um grupo de policiais de Minneapolis prendeu e agrediu Floyd, um afro-americano de 46 anos, acusando-o de ter usado uma nota falsa de 20 dólares em uma loja local e de resistir à autoridade.

Um dos agentes, que atualmente está preso e acusado de assassinato em terceiro grau e homicídio culposo (involuntário), manteve seus joelhos por vários minutos no pescoço de Floyd. O homem perdeu a consciência e foi levado por paramédicos a um hospital, onde foi declarado morto.

Em 26 de maio, os quatro policiais envolvidos foram demitidos e estão sob investigação do FBI.

Os protestos deixaram dezenas de feridos e mortos, incluindo um policial e dois manifestantes.

Em um esforço para conter os protestos, foram decretados toques de recolher em mais de 20 cidades dos Estados Unidos, enquanto a Guarda Nacional foi implantada em mais de uma dúzia de estados e em Washington, DC.

Em um comunicado divulgado em 31 de maio, o Departamento de Correções e Reabilitação de Miami-Dade assinalou que o encontro entre os policiais e os manifestantes pacíficos para rezar e condenar o racismo juntos foi "um momento comovente".

"Ontem, a Associação dos Chefes de Polícia do Condado de Miami-Dade se uniu aos manifestantes ao condenar a morte de George Floyd".

"Após a marcha, os organizadores tiveram um diálogo aberto com os vários chefes", indicou o órgão dos EUA. "As conversas continuarão nesta semana", acrescentou.

O Departamento de Correções e Reabilitação de Miami-Dade declarou que “no final do protesto pacífico, os chefes se ajoelharam para um momento de oração. Acreditamos que este é um bom primeiro passo na direção correta".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em