O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 27, como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro o reverendo cônego Célio da Silveira Calixto Filho, pároco da arquidiocese da capital fluminense e como novo bispo de Goiás, o Pe. Jeová Elias Ferreira, oriundo do clero da Arquidiocese de Brasília.

“Fui surpreendido por um telefonema de nosso Cardeal Dom Orani João Tempesta, que me perguntava sobre renovar o “sim” dado ao plano de Deus repetidas diversas vezes ao longo de meu caminho vocacional. Enormes são os desafios que se apresentam, mas a graça de Deus não haverá de faltar, como não faltou até hoje. Renovo o desejo de ser instrumento de comunhão na Igreja”, afirmou.

Atualmente, o bispo eleito como auxiliar para o Rio e titular de Ségia, exerce a função de pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Tomás Coelho. Monsenhor Célio, em sua mensagem inicial, destacou alguns fatos curiosos considerados por ele frutos da divina providência: a comunicação da nomeação ao episcopado aconteceu no Centenário de São João Paulo II e o anúncio oficial foi marcado para 27 de maio, dia de seu batizado.

Contanto com a intercessão do “Papa Carioca”, monsenhor Célio também se alegrou com mais um fato providencial. “Surpresa maior foi descobrir, ao reler os textos deste Santo Papa, que sua Ordenação Episcopal foi num 28 de setembro, dia de minha ordenação sacerdotal”.

O arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist., em sua mensagem de boas vindas, reforçou que a nomeação é uma boa notícia para os tempos atuais por conta dos desafios impostos pela pandemia do Covid 19. “Ele vem para auxiliar meu ministério episcopal, juntamente com os demais bispos auxiliares, no pastoreio do povo de Deus a mim confiado, nesta terra abençoada pelo Cristo Redentor, vivo e ressuscitado, e pelo glorioso mártir São Sebastião”.

Monsenhor Célio é nascido em 8 de maio de 1973, em Passos, Diocese de Guaxupé, Estado de Minas Gerais. Antes de iniciar o seu percurso formativo para o sacerdócio, Monsenhor Célio estudou Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Depois iniciou os seus estudos em Filosofia na Faculdade de Filosofia “João Paulo II” do Rio de Janeiro (1998-2001). Especializou-se em História de Filosofia pela Faculdade de São Bento, no Rio de Janeiro. Obteve a Licença em Teologia pela Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). É Doutor em Liturgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Foi ordenado presbítero em 28 de setembro de 2002 e incardinado na Arquidiocese do Rio exercendo os seguintes ministérios: vigário paroquial da Paróquia São José, vigário forâneo da 2ª. Forania do Vicariato Leopoldina e diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano São José. É membro efetivo do Cabido da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário do Colendo Cabido Arquidiocesano.

Após aceitar a renúncia de Dom Eugène Lambert Adrian Rixen, o Papa Francisco também nomeou nesta quarta-feira, 27, como novo bispo de Goiás o sacerdote Jeová Elias Ferreira, do clero da Arquidiocese de Brasília. Até ser nomeado pelo Santo Padre ele exercia o cargo de Vigário-Geral e Pároco da Igreja “Nossa Senhora de Nazaré” no município de Planaltina, perto da capital brasileira.

Pe. Jeová nasceu em 24 de agosto de 1961 em Sobral (CE e foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1991 na arquidiocese de Brasília. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário “Nossa Senhora de Fátima” da Arquidiocese de Brasília e posteriormente obteve a Licenciatura em Teologia Pastoral em Bogotá (Colômbia).

Confira: