Apesar das inundações, os fiéis de Sitio Pariahan, em Bulacan (Filipinas), não perdem a oportunidade de participar da Missa e vão ao encontro de Jesus Eucaristia em barcos, na qual poderia ser uma das últimas celebrações na igreja Santa Cruz, pois o terreno no qual está será parte do novo aeroporto da cidade.

 

O vídeo, que já é viral nas redes sociais, mostra o sacerdote da diocese de Malolos, Pe. Mon Garcia, enquanto prepara os objetos litúrgicos para a celebração da Missa em uma igreja inundada pela água, enquanto os fiéis esperam alegremente em barcos.

Sitio Pariahan é uma cidade na Baía de Manila, que fica constantemente inundada desde os anos 90, devido ao aumento do nível do mar, os tufões e a decisão do Governo de permitir o bombeamento de água subterrâneo para abastecer as famílias que moram na cidade.

Segundo os meios de comunicação locais, moram aproximadamente 30 famílias em Pariahan que vivem da pesca artesanal.

Em 9 de maio, os fiéis compareceram à Missa para a celebração da festa de sua cidade, na qual poderia ser uma das últimas liturgias ocorridas na igreja Santa Cruz, devido à construção do novo aeroporto internacional de Manila neste área inundada.

Nas suas redes sociais, o Pe. Garcia agradeceu a todos os fiéis que compartilharam o vídeo da Missa e recebeu com alegria as mensagens de apoio a dessa comunidade que vive sua fé apesar das adversidades.

Os "’verdadeiros amigos’ são aqueles que nos fortalecem com orações, nos abençoam com amor e nos animam com esperança”, indicou o sacerdote.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: