Em 18 de maio, centenário do nascimento de São João Paulo II, as igrejas foram reabertas na Itália para a celebração das Missas com os fiéis.

Foi o caso da Basílica de São Pedro, onde o Papa Francisco presidiu uma Eucaristia no altar de São Sebastião, o local onde descansam os restos mortais de Karol Wojtyla.

Na Missa, Francisco afirmou que São João Paulo II era um homem de Deus e destacou três características de sua santidade: "a oração, a proximidade ao povo, e o amor pela justiça".

“São João Paulo II era um homem de Deus porque rezava e rezava muito. Mas como pode um homem que tem tanto o que fazer, tanto trabalho para guiar a Igreja... ter tanto tempo para oração? Ele bem sabia que a primeira tarefa de um bispo é rezar e isso não foi o Vaticano II que disse, o disse São Pedro, quando com os Doze escolheu os diáconos, disseram: ‘E a nós bispos, a oração e o anúncio da Palavra’, o primeiro trabalho do bispo é rezar e ele soube e fez”, afirmou o Papa Francisco.

 

As últimas Missas públicas com fiéis na Diocese de Roma foram no domingo, 8 de março.

 

Além das Missas públicas na Basílica de São Pedro, também foram celebradas Missas com os fiéis na paróquia vaticana Santa Ana e em numerosas igrejas de Roma e Itália, com as medidas sanitárias de precaução para prevenir contágios de coronavírus.

Tal foi o caso das principais Basílicas papais, de numerosas paróquias, da igreja do Espírito Santo (em Sassia), um local de devoção à Divina Misericórdia e a Basílica do Sagrado Coração de Roma.

Finalmente, o exército italiano realizou um processo de limpeza e desinfecção em algumas igrejas na diocese de Roma. Por exemplo, na Basílica de Santa Maria dos Anjos e Mártires, localizada na Praça República.

No entanto, a Praça de São Pedro ainda está fechada para turistas e peregrinos, como medida de precaução de saúde para evitar multidões e possíveis contágios do coronavírus, de acordo com as instruções das autoridades italianas.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em