A pandemia de coronavírus, COVID-19, e as medidas de isolamento adotadas em vários países para impedir o contágio levaram muitas dioceses e paróquias a prestarem mais atenção à evangelização nos meios digitais. Quais são os desafios pela frente? Isso diz um especialista.

Em diálogo com a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Jorge Valldecabres, CEO da Ecclesiared, uma plataforma que auxilia milhares de paróquias e dioceses da América Latina com ferramentas digitais, assinalou que “muitos sacerdotes que não prestavam muita atenção ao mundo digital descobriram nesses últimos dois meses os inúmeros benefícios da tecnologia”.

"Os párocos, assim como o resto da sociedade, viram-se obrigados a cumprir com as medidas de confinamento e isso propiciou que descubram novos canais de evangelização”, indicou.

Para Valldecabres, "estamos vivendo uma situação inimaginável há alguns meses, mas precisamos nos adaptar ao momento com os melhores recursos e ferramentas".

“Hoje, graças à Ecclesiared, milhares de párocos de todo o mundo cumprem as tarefas de teletrabalho que os governos nos exigem, podendo assim continuar com suas tarefas administrativas na paróquia, gerenciar seus arquivos paroquiais estando em casa ou até celebrar missas ao vivo em seus próprios sites", disse.

"Acho que as pessoas estão avançando e os párocos, como o resto da sociedade, também estão fazendo isso se adaptando às circunstâncias", acrescentou.

O CEO da Ecclesiared indicou que, embora "evidentemente as igrejas sejam locais de culto sagrados que devam permanecer, ter recursos como as Missas online podem nos ajudar a evangelizar em situações excepcionais como a que vivemos".

Valldecabres lembrou que "desde o primeiro dia da quarentena, a Ecclesiared decidiu estender a mão e oferecer gratuitamente nosso programa de gestão paroquial para ajudar e promover o teletrabalho em todas as paróquias e Dioceses que ainda não usavam nossa ferramenta".

"Somos conscientes de que estamos vivendo um momento difícil da história e é importante aproveitar a tecnologia para avançar o mais rápido possível", afirmou.

Para saber mais sobre o trabalho e os serviços oferecidos pela Ecclesiared, pode entrar AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: