Os médicos e profissionais de saúde em oração na manhã de ontem em Lima Norte. Fotos cedidas pelo Dr. Juan Ortiz Fernández

Centenas de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde na zona norte de Lima (Peru) confiaram-se a Nossa Senhora de Fátima, em 13 de maio, para pedir sua ajuda e intercessão na luta contra a pandemia de coronavírus.

Assim indicou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o Dr. Juan Ortiz-Fernández, vice-diretor da zona de Lima Norte do Ministério da Saúde, encarregado de cuidar de nove bairros desta parte da capital peruana, com uma população de aproximadamente três milhões de pessoas.

 

"Para atender a essa população, contamos com três hospitais, 108 centros de saúde e aproximadamente dez mil trabalhadores, entre profissionais, técnicos e auxiliares. Hoje, 13 de maio, quisemos fazer um ato de gratidão e homenagem a Deus, através da celebração da festa de Nossa
Senhora de Fátima", explicou.

"Reunimo-nos para rezar juntos e contamos com a presença do Pe. Raúl Vera, que abençoou essa imagem e todos os profissionais de saúde que saem para trabalhar nas casas”, assinalou.

Aproximadamente, 250 profissionais de saúde participaram da celebração, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas que vão diariamente às residências da região para o diagnóstico e tratamento de pacientes com coronavírus.

“Também fomos acompanhados pelos dez comissários de Lima Norte, que também são atendidos por nós. Eles, ao mesmo tempo, nos fornecem o resguardo para proteger a integridade daqueles que fazem essas visitas", disse Ortiz à ACI Prensa.

"Vemos diariamente que há muito medo e angústia na população e nos profissionais de saúde, diante do risco de contágio. O trabalho é árduo e arriscado, por isso recorremos à ajuda divina para que seja Deus quem fortaleça nossos corações e, através de nós, console aqueles lares. afetados por esta pandemia”, assinalou.

 

Por tudo isso, ressaltou o médico, "confiamo-nos a Nossa Senhora de Fátima e temos certeza de que, com sua ajuda e intercessão, faremos um bom trabalho de serviço às pessoas doentes e mais necessitadas".

Ortiz, cirurgião médico formado há mais de 25 anos, também incentivou as pessoas a "não terem medo porque estamos nas mãos de Deus. Ele não permitirá que algo aconteça conosco que não esteja no seu plano. Temos que nos abandonar em suas mãos”.

Neste tempo de crise, assegurou, “podemos ajudar aqueles que sofrem mais do que nós e que estão ao nosso lado. A dor também ocorre para despertar a solidariedade, sempre podemos compartilhar o que temos com os outros".

“Considero-me um católico que quer ser perseverante e coerente com sua fé. Pertenço à Família Sodálite e, graças a essa família espiritual, encontrei-me com Jesus e estou perseverando nesse caminho”, disse o médico à ACI Prensa.

Não é a primeira vez que esses profissionais se reúnem para rezar. Costumam fazer isso diariamente com a oração do Pai-Nosso no início do dia.

Uma médica, que também participou da oração de hoje, disse que costuma encomendar-se "a Deus quando se levanta" e afirmou que sua carreira a motiva, "embora no começo tenha tido um pouco de medo. Não o sinto como um trabalho, gosto de fazer isso e poder ajudar os outros. Servir a sociedade, é para isso que estamos, para o serviço às pessoas".

Mais em

O vice-diretor da zona de Lima Norte do Ministério da Saúde também disse à ACI Prensa que Pe. Vera abençoou 200 terços que foram entregues aos presentes.

Os casos de coronavírus no Peru já são mais de 76 mil e há um total de 2.169 mortes. Lima, a capital, continua sendo o departamento mais afetado, com 49.605 casos e 791 mortes.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: