Durante todo o dia de celebrações em honra a Nossa Senhora de Fátima, uma rede de oração alcançou devotos da Virgem do Rosário de Fátima. Desde cedo no 13 de Maio, um clima de oração tomou conta da internet em postagens, testemunhos e nas inúmeras celebrações realizadas pela primeira vez na história sem a costumeira presença dos milhares de devotos.

“Embora a festa tenha sido diferente, Nossa Senhora continua como boa mãe atuando nos corações dos seus filhos e filhas, despertando a esperança diante dessa pandemia que estamos vivendo”, destacou o bispo auxiliar do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que é reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

Na Arquidiocese do Rio, todas as missas e orações foram celebradas sem o povo e transmitidas via internet. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rainha de Todos os Santos, no bairro do Méier, uma iniciativa trouxe alento aos devotos saudosos de ir à igreja celebrar a padroeira. Logo após a missa, a imagem que fundou a paróquia foi levada em carro aberto por algumas ruas do bairro. A Virgem de Fátima foi saudada pelos devotos em janelas enfeitadas e, entre cantos e orações, o povo se revigorou com a visita da Mãe do Céu.

O pároco Antonio José Afonso da Costa destacou que enquanto Nossa Senhora passou pelas casas as pessoas aplaudiram muito e festejaram a presença da Mãe de Jesus. “O coração do nosso povo ainda é de Nossa Senhora e pela intercessão dela ele não se perdeu e será salvo. Pela intercessão de Nossa Senhora teremos um Brasil novo, curado e temente a Deus. Enquanto o coração dos brasileiros estiver nas mãos de Nossa Senhora, Deus ainda pode tudo pela nossa gente”, afirmou o sacerdote.

Padre Antonio motivou os fiéis a se consagrarem a Nossa Senhora e a entregarem tudo aos cuidados da mãe do Senhor.

“Pode ser que hoje você não possa ir até o hospital visitar seu familiar enfermo, mas Nossa Senhora pode ir e ela vai. A Mãe do Céu tem as mãos em oração e ela quer ter seu coração de filho entre as mãos. Ela ensina a gente a caminhar em direção a Deus, mesmo no meio das ondas do mar, seu coração é o nosso refúgio”, disse.

Em Fortaleza (CE), as diversas orações realizadas ao longo do dia nas igrejas também não puderam contar com a presença física dos devotos. As celebrações aconteceram com as portas fechadas. A Igreja Nossa Senhora de Fátima transmitiu pelas redes sociais as quatro missas, os terços marianos e a coroação em homenagem a Nossa Senhora.

Florianópolis foi uma das poucas cidades do país onde aconteceram missas com a presença de fiéis. No Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Estreito, as missas foram abertas à comunidade, mas com restrições, seguindo as medidas decretadas pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Ao longo do dia, aconteceram celebrações eucarísticas, terços e uma missa solene à noite. As transmissões foram feitas pela página no Facebook do pároco, padre Mário José Raimondi.   

Curiosamente, no Brasil existem hoje mais igrejas dedicadas ao título que Nossa Senhora recebeu em Fátima do que em Aparecida (SP), que é a Padroeira do Brasil.

“Devido à descoberta do Brasil e sua colonização terem sido obra da Coroa Portuguesa até o início do Século XX, depois da aparição aos pastorinhos em Fátima, toda a imigração portuguesa trouxe consigo o crescimento da devoção a Nossa Senhora de Fátima”, explicou Dom Antonio Augusto.

No Rio de Janeiro encontra-se a única réplica da Capelinha das Aparições autorizada pelo Santuário de Fátima em Portugal. A réplica do recinto de oração e da capelinha estão no Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima no bairro do Recreio, zona oeste do Rio.

Ontem à tarde, o Cardeal João Orani Tempesta, Arcebispo Metropolitano da capital fluminense consagrou solenemente o Brasil ao Imaculado Coração de Maria neste santuário, pedindo também à Virgem de Fátima por todos os brasileiros que sofrem pela pandemia de Covid-19.

Confira: