O Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), ONG do Instituto Religioso de Salesianos de Dom Bosco, abriu um novo centro de emergência para proteger do coronavírus as crianças em situação de rua de Luanda, capital de Angola, sudeste da África.

Sergio Pitocco, representante do VIS, explicou que este novo centro de emergência foi criado graças ao redirecionamento de algumas atividades do programa "Vamos juntos", um projeto financiado pela União Europeia e por outros benfeitores, que visava a reintegração de crianças de rua às suas famílias.

Os benfeitores "abriram um novo centro de emergência para oferecer às crianças de rua uma comunidade onde possam viver de maneira ordenada durante esse período, longe dos perigos que sempre existem nas ruas", afirmou.

Pitocco explicou que nestes dias de desconstrução social, as crianças de Angola "estão mais expostas do que nunca aos riscos das ruas, às doenças, ao possível contágio da COVID-19, à falta de fontes de subsistência, à violência dos adultos, e às vezes, infelizmente, também da polícia”.

Segundo informa Pitocco, muitas das 50 crianças e adolescentes, incluindo 9 meninas e um bebê, acolhidos na casa de refúgio do centro salesiano "Santo Domingo Savio", em Luanda, responderam positivamente. Somente a bebê foi acolhida na Casa Maria Mazzarello das Irmãs de Maria Auxiliadora.

Nesses centros, crianças e adolescentes recebem a atenção de educadores sociais e voluntários que lhes fornecem proteção, alimentação e higiene e, acima de tudo, “os ajudam a organizar suas vidas diárias, a aprender e respeitar as normas de higiene e prevenção, e a ser responsáveis”, assinalou Pitocco.

Em 24 de março, o governo de Angola decretou o estado de emergência no país a partir de 27 de março, para reduzir a curva de expansão do novo coronavírus. Desde então, o final da emergência já foi estendido duas vezes; a última extensão decretou-se em 10 de maio.

Até o momento, Angola tem pelo menos 36 casos de pessoas infectadas com COVID-19, 11 pessoas recuperadas e dois falecidos.

"Estamos tentando fazer que esta emergência se converta em uma oportunidade para realizar um trabalho mais assertivo de acompanhamento e empoderamento das crianças e adolescentes em situação de rua, e de cara ao futuro, preparar o caminho para o retorno às suas famílias”.

Até o momento, muitas iniciativas foram implementadas para ajudar as famílias de rua em Angola, Etiópia e Serra Leoa, graças aos Missionários Salesianos, aos Salesianos Dom Bosco dos Estados Unidos e aos membros do Instituto Religioso Dom Bosco, fundado pelos italianos há 161 anos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: