O Papa Francisco expressou sua tristeza pela morte, em 29 de abril, do Grão-Mestre da Ordem Soberana de Malta, Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio de Sanguinetto, como consequência de uma doença incurável diagnosticada há alguns meses.

"Desejo expressar a toda a Ordem minhas mais profundas condolências por esse zeloso homem de cultura e de fé", disse o Santo Padre em um telegrama enviado nesta quarta-feira ao Tenente Interino da Ordem de Malta, Fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas Boas.

"Recordou sua íntegra fidelidade a Cristo e ao Evangelho, junto com o generoso esforço no exercício, com espírito de serviço, de seu próprio ofício pelo bem da Igreja, assim como sua dedicação aos que sofrem", continuou o Pontífice.

"Ao fazer-me parte da dor comum, elevo orações de sufrágio e invoco por sua alma, por parte da vontade divina, a paz eterna", concluiu o Papa Francisco para depois conceder a bênção apostólica.

Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto foi nomeado 80º Grão-mestre da Ordem em 2 de maio de 2018, após a renúncia em 24 de janeiro de 2017 de seu antecessor Fra’ Matthew Festing.

Segundo informou a Ordem de Malta através de um comunicado, o Grão-Comendador Fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas Boas, assumirá as funções de Tenente Interino nos termos do artigo 17 da Constituição da Ordem Soberana de Malta e assumirá as funções de chefe da Ordem até a eleição do novo Grão-Mestre.

O que é a Ordem de Malta?

Segundo seu site, “A Ordem de Malta é uma das mais antigas instituições da civilização ocidental e cristã. Como ordem religiosa da Igreja desde 1113 e sujeito de direito internacional, mantém relações bilaterais com mais de 100 Estados e com a União Europeia, assim como uma missão permanente de observação ante as Nações Unidas”.

"É neutra, imparcial e apolítica. A Ordem de Malta está presente em 120 países com projetos médicos, sociais e humanitários em favor dos necessitados. Dia após dia, seus amplos projetos sociais oferecem apoio constante a pessoas esquecidas ou excluídas da sociedade”, continua.

A missão principal da Ordem de Malta, indica o site, "é ajudar as pessoas vítimas de conflitos armados e desastres naturais, oferecendo assistência médica, atendendo os refugiados e distribuindo remédios e material básico de sobrevivência".

Confira também: