Na Missa na capela da casa Santa Marta, nesta segunda-feira, 27 de abril, o Papa Francisco incentivou os fiéis a recordarem o primeiro encontro com Jesus Cristo, no qual escutaram a Palavra de Deus e iniciaram com alegria sua vocação.

Durante sua homilia na qual se concentrou na passagem do Evangelho do dia (São João 6, 22-29), o Santo Padre ressaltou que “Jesus lhes faz voltar ao primeiro sentimento, ao que tinham antes da multiplicação dos pães, quando ouviam a Palavra de Deus: ‘Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos’”.

“Jesus revela a intenção deles e diz: ‘Mas é assim, mudastes de atitude’. E elas, ao invés de justificar-se: ‘Não, Senhor, não...’, foram humildes. Jesus continua: ‘Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo’”.

Dessa maneira, o Papa Francisco explicou que "esse é um caso no qual Jesus corrige a atitude das pessoas, da multidão... Isso nos leva a pensar as muitas vezes que nós na vida começamos um caminho no seguimento de Jesus, atrás de Jesus, com os valores do Evangelho, e na metade do caminho nos vem outra ideia, vemos algum sinal e nos distanciamos e nos conformamos com uma coisa mais temporal, mais material, mais mundana, pode ser, e perdemos a memória daquele primeiro entusiasmo que tivemos quando ouvíamos Jesus falar”, explicou.

Nesta linha, o Pontífice enfatizou que "o Senhor nos faz voltar sempre ao primeiro encontro, ao primeiro momento no qual Ele nos olhou, nos falou e fez nascer dentro de nós a vontade de segui-lo".

"Essa é uma graça a ser pedida ao Senhor, porque nós na vida sempre teremos esta tentação de distanciar-nos porque vemos outra coisa: ‘Mas aquilo dará certo, mas aquela ideia é boa...’ Distanciamo-nos", reconheceu.

Por isso, o Santo Padre incentivou a rezar a Deus pedindo "a graça de voltar sempre ao primeiro chamado" e "não esquecer a minha história, quando Jesus me olhou com amor e me disse: ‘Esse é o vosso caminho’; quando Jesus através de tantas pessoas me fez entender qual era o caminho do Evangelho e não outros caminhos um pouco mundanos, com outros valores. Voltar ao primeiro encontro”.

"Sempre impressionou-me que entre as coisas que Jesus disse na manhã da Ressurreição: ‘Ide aos meus discípulos e dizei a eles que vão à Galileia, ali me encontrarão’".

Retornar ao primeiro encontro com Jesus.

Nesse sentido, o Santo Padre explicou que a Galileia “era o lugar do primeiro encontro. Ali tinham encontrado Jesus”.

“Cada um de nós tem a sua Galileia dentro (de si), o próprio momento no qual Jesus se aproximou e nos disse: ‘Segue-me’. Na vida acontece isso que aconteceu a essas pessoas boas, porque depois lhe dizem: ‘Que devemos fazer?’, imediatamente obedeceram".

"Acontece que nos distanciamos e buscamos outros valores, outras hermenêuticas, outras coisas, e perdemos o frescor do primeiro chamado", acrescentou.

Por último, o Papa Francisco lembrou que o autor da Carta aos Hebreus também diz: “Recordai-vos dos primeiros dias. A memória, a memória do primeiro encontro, a memória da minha Galileia, quando o Senhor me olhou com amor e me disse: Segue-me".

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

São João 6, 22-29

22 No dia seguinte, a multidão
que tinha ficado do outro lado do mar
constatou que havia só uma barca
e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos,
mas que eles tinham partido sozinhos.
23 Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades,
perto do lugar onde tinham comido o pão
depois de o Senhor ter dado graças.
24 Quando a multidão viu
que Jesus não estava ali,
nem os seus discípulos,
subiram às barcas
e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25 Quando o encontraram no outro lado do mar,
perguntaram-lhe:
'Rabi, quando chegaste aqui?'
26 Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade, eu vos digo:
estais me procurando não porque vistes sinais,
mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.
27 Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,
mas pelo alimento que permanece até a vida eterna,
e que o Filho do homem vos dará.
Pois este é quem o Pai marcou com seu selo.'
28 Então perguntaram:
'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?'
29 Jesus respondeu:
'A obra de Deus é que acrediteis
naquele que ele enviou'.

Confira também:

 

Mais em