O Papa Francisco pediu rezar para que o Senhor conceda aos artistas a criatividade para que indiquem a Beleza durante este momento de pandemia de COVID-19. Assim indicou o Santo Padre ao começar a Missa na capela da casa Santa Marta nesta segunda-feira, 27 de abril.

“Rezemos hoje pelos artistas, que têm esta capacidade de criatividade muito grande e pelo caminho da beleza nos indicam o caminho a seguir. Que o Senhor nos dê a todos a graça da criatividade neste momento”, disse o Papa.

Além disso, durante sua homilia, o Papa Francisco comentou a passagem do Evangelho de São João (6,22-29), na qual Jesus Cristo convidou as pessoas a crerem em Deus, o Pai.

Por isso, o Pontífice sugeriu pedir ao Senhor “a graça de voltar sempre ao primeiro chamado, ao primeiro momento: não esquecer, não esquecer a minha história, quando Jesus me olhou com amor e me disse: ‘Esse é o vosso caminho’”.

“Quando Jesus através de tantas pessoas me fez entender qual era o caminho do Evangelho e não outros caminhos um pouco mundanos, com outros valores. Voltar ao primeiro encontro. Sempre impressionou-me que entre as coisas que Jesus disse na manhã da Ressurreição: ‘Ide aos meus discípulos e dizei a eles que vão à Galileia, ali me encontrarão’”.

"A Galileia era o lugar do primeiro encontro. Ali tinham encontrado Jesus. Cada um de nós tem a sua Galileia dentro (de si), o próprio momento no qual Jesus se aproximou e nos disse: ‘Segue-me’. Na vida acontece isso que aconteceu a essas pessoas – boas, porque depois lhe dizem: ‘Que devemos fazer?’, imediatamente obedeceram –, acontece que nos distanciamos e buscamos outros valores, outras hermenêuticas, outras coisas, e perdemos o frescor do primeiro chamado", assinalou o Papa.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

São João 6, 22-29

22 No dia seguinte, a multidão
que tinha ficado do outro lado do mar
constatou que havia só uma barca
e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos,
mas que eles tinham partido sozinhos.
23 Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades,
perto do lugar onde tinham comido o pão
depois de o Senhor ter dado graças.
24 Quando a multidão viu
que Jesus não estava ali,
nem os seus discípulos,
subiram às barcas
e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25 Quando o encontraram no outro lado do mar,
perguntaram-lhe:
'Rabi, quando chegaste aqui?'
26 Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade, eu vos digo:
estais me procurando não porque vistes sinais,
mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.
27 Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,
mas pelo alimento que permanece até a vida eterna,
e que o Filho do homem vos dará.
Pois este é quem o Pai marcou com seu selo.'
28 Então perguntaram:
'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?'
29 Jesus respondeu:
'A obra de Deus é que acrediteis
naquele que ele enviou'.

Confira também: