Nesta quarta-feira, 15, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Auxiliar de Salvador (BA) foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo bispo da Diocese de Ruy Barbosa (BA).  A decisão foi tomada após o Sumo Pontífice acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom André Marie Gerard de Witte, que completou 75 anos no final do ano passado.

“Bendito o que vem em nome do Senhor. Conte com a nossa oração e participação. Que Nossa Senhora e Santo Antônio sejam nossos intercessores e que Deus abençoe copiosamente a missão evangelizadora da nossa Diocese”, desejou Dom André.

Com a notícia oficial, Dom André permanece como Administrador Apostólico até a posse canônica de Dom Estevam, prevista para o dia 12 de julho, às 16h, na Catedral de Santo Antonio. No dia 9 de julho, o bispo eleito, que era auxiliar da Arquidiocese de Salvador (BA), celebrará seus 25 anos de padre.

Dom Estevam será o 5º bispo da Diocese de Ruy Barbosa (BA), que tem 22 municípios, 23 paróquias e 674 comunidades eclesiais. “Com esperança, respondo ao chamado da Santa Igreja acolhendo, de coração, a nomeação. Realizar a vontade de Deus e colaborar na construção do seu Reino é de fato uma verdadeira alegria missionária”, disse Dom Estevam, em mensagem enviada aos fiéis da diocese.

Dom Estevam foi pároco e assessor de pastorais e movimentos eclesiais antes de ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. Exerceu o cargo de pároco da igreja de Nossa Senhora das Candeias (Vitória da Conquista), foi diretor espiritual no Seminário Maior e ecônomo da mesma Arquidiocese.

No dia 29 de janeiro de 2014, Dom Estevam recebeu a nomeação de bispo auxiliar da Diocese Primaz do Brasil, a Arquidiocese de Salvador. “Eu escolhi como lema ‘Ai de mim se eu não evangelizar. Venho para somar e dar a razão da esperança que é o próprio Jesus Cristo, vivo e ressuscitado. Quero também buscar aqueles que estão afastados da religião. Quero chegar mais perto, especialmente dos jovens”, disse Dom Estevam.

Dom André de Witte permanecerá como bispo emérito

Após a posse do novo bispo, Dom André estará desobrigado das funções relativas ao governo de sua diocese, mas permanecerá no exercício de seu ministério durante toda a vida. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice”.

Dom André completou 75 anos no dia 31 de dezembro de 2019. Ele é o quarto bispo da diocese de Ruy Barbosa (BA), cargo que assumiu em 28 de agosto de 1994, após substituir Dom Mathias William Schmidt. Sua ordenação presbiteral foi em 6 de julho de 1968. Foi nomeado bispo no dia 8 de junho de 1994, pelo então Papa João Paulo II. Adotou como lema episcopal a frase: “Cristo Sempre”.

Confira: