O Vaticano divulgou as meditações das 14 estações da Via-Sacra que serão presididas pelo Papa Francisco na próxima sexta-feira, 10 de março.

As meditações foram propostas pela Capelania do Centro Penitenciário “Due Palazzi” de Pádua, uma das cidades mais atingidas pela epidemia de coronavírus COVID-19 na Itália.

As meditações foram escritas por condenados à prisão (alguns à prisão perpétua), seus familiares, familiares das vítimas, agentes penitenciários, policiais, educadores de instituições penitenciárias, catequistas, um frade voluntário da pastoral penitenciária e um sacerdote acusado e absolvido após oito anos do processo judicial.

O Papa Francisco pediu à capelania deste centro penitenciário que se encarregue neste ano de preparar as meditações em uma carta publicada na terça-feira, 10 de março, no jornal italiano Il Mattino de Padova.

Na carta, o Santo Padre explicou que a Via-Sacra é uma "ocasião muito querida pelo povo cristão na qual acompanhamos Cristo no caminho da Cruz".

Também disse que "escolhi este cárcere, em sua totalidade, para fazer com que, também desta vez, fossem os últimos a nos ditarem os passos".

Devido à epidemia de coronavírus, este ano a Via-Sacra da Sexta-feira Santa presidida pelo Pontífice não ocorrerá no Coliseu de Roma, como é tradicional. Em vez disso, será realizada na Basílica de São Pedro, a portas fechadas, sem a presença dos fiéis, seguindo assim as indicações do Estado da Cidade do Vaticano para evitar novas infecções.

Leia AQUI as meditações completas da Via-Sacra da Sexta-feira Santa.

Confira também: