No dia 30 de março, o Bispo de Palencia (Espanha), Dom Manuel Herrero, deixou o Hospital Río Carrión, onde ficou internado por 11 dias com coronavírus.

O Prelado agradeceu "a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Pai, por seu amor, pela vida, por sua companhia e proximidade, por sua Palavra e por sua Igreja", mas também agradeceu a todos os fiéis da Igreja em Palencia, bem como os sacerdotes por sua proximidade e oração.

Agradeceu ainda "aos membros da vida consagrada e a todos os leigos por sua fraternidade e solidariedade, expressos nas ligações, na oração e no silêncio", assim como "aos agentes de saúde do hospital, médicos, enfermeiras, pessoal auxiliar... a todos".

Segundo explicou, durante os dias de doença, o Prelado se sentiu "palpando a limitação, a fragilidade, a precariedade, inclusive com temor e certo medo da morte, porque estando lá morreu um irmão agostiniano, Pe. Agustín Bécares, que esteve no mesmo andar que eu”.

“Mas, ao mesmo tempo, com confiança em Deus, sabendo que estou em suas mãos; sentindo que sua misericórdia e fidelidade sustentam nossas pessoas e obras, e que nossas solidões são sempre acompanhadas”, destacou.

Também explicou que era especialmente reconfortante "rezar os salmos das Laudes ou Vésperas, colocando-me no lugar do salmista e do próprio Senhor Jesus, e participar na Eucaristia pela TV junto com toda a Igreja".

Dom Herrero também assegurou que desta doença saiu "com forças para continuar servindo os irmãos, para continuar fazendo caminho com vocês e cantado melodias de vida e esperança, nesta nossa terra”.

“Estou cada vez mais convencido de que no Senhor e em seu Espírito estão nossas vidas e empresas; que esta obra é a sua e nós somos seus colaboradores. Também aprendi a valorizar mais o serviço, muitas vezes pequeno, calado e não reconhecido, que cada um presta à sociedade, aos doentes e aos saudáveis”, explicou.

Além disso, incentivou a rezar uns pelos outros e em especial pelo “Pe. David García e pelo Pe. Agustín Bécares, OSA, e todos os defuntos de nossas comunidades que nestes dias nos deixaram. Que eles intercedam por nós”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: