Meios italianos informaram que seis religiosas morreram em um único convento no norte da Itália e várias outras estão hospitalizadas por causa do coronavírus COVID-19, uma doença que continua se espalhando para outras congregações.

O convento está localizado na cidade de Tortona, na província de Alessandria, no norte do país. Até 20 de março, as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade de Dom Orione sofreram a perda de duas religiosas: Madre Maria Cateria Cafasso, de 82 anos, e Madre Maria Ortensia Turati, de 89 anos, que serviu como Superiora Geral da congregação entre 1993 e 2005.

As outras quatro falecidas são Ir. Maria Annetta Ribet (de 85 anos), Ir. Maria Cristina Fontes (de 91 anos), Ir. Maria Filomena Licitra (de 98 anos) e Ir. Maria Ulisia Felici (de 86 anos).

"Muitas vezes as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade compartilhamos o objetivo de compartilhar a vida dos pobres e dos últimos, suas vidas frágeis", comentou Madre Gabriella Perazzi a Vatican News.

“Neste momento, compartilhamos as vidas de muitas pessoas que em toda a Itália e no mundo experimentam a fragilidade diante de seus rostos de algo que chega e afeta a vida de uma família ou de uma comunidade religiosa. Acho que o Senhor nos chama hoje a servir aqui, nesta precariedade”, acrescentou a religiosa.

Madre Gabriella e outra religiosa são responsáveis ​​por seis religiosas idosas que têm coronavírus e outras doenças. “Ficamos porque essas irmãs precisam de ajuda em nossa casa geral. Para nós, é uma espécie de retiro quando as irmãs chegam aqui após uma vida de serviço. Nós ficamos por nossa conta e risco", enfatizou.

Há alguns dias, dois outros conventos com mais de 70 religiosas no total foram isolados em Roma pelo coronavírus. Um dele pertence ao Instituto das Filhas de São Camilo, no bairro romano de Anagnina, na zona sul da Cidade Eterna, onde 40 religiosas testaram positivo para a doença.

O segundo caso é do Instituto da Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo, também na parte sul de Roma, onde 19 das 21 religiosas também testaram positivo para o coronavírus.

Enquanto isso, em Parma, os Padres Missionários Xaverianos perderam 16 sacerdotes desde 29 de fevereiro, embora não tenham sido capazes de confirmar se todos morreram devido ao coronavírus.

"Além do fato de haver uma emergência de saúde na cidade e tendo entre nós um serviço de assistência interna com um de nossos irmãos médicos, pensamos que assim não agravaríamos a carga de trabalho do hospital, acreditando que poderíamos lidar com isso", disse ao jornal Avvenire, em 27 de março, Pe. Rosario Giannattasio, superior da província italiana dos Padres Missionários Xaverianos.

Os sacerdotes falecidos serviram anteriormente como missionários no Brasil, Indonésia, Ruanda, Congo, Serra Leoa e Bangladesh.

Na Itália, existem mais de 105 mil casos de coronavírus e mais de 12 mil mortes foram registradas. Entre eles estão pelo menos 79 sacerdotes diocesanos.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: