Anualmente, Nossa Senhora de Nazaré reúne milhões de pessoas pelas ruas de Belém (PA) durante o Círio. No último sábado, 28 de março, porém, a Rainha da Amazônia sobrevoou sem a companhia do povo pela cidade que vive a quarentena devido ao coronavírus, em uma iniciativa que já está sendo chamada de “Círio das Nuvens”.

De acordo com a Basílica de Nazaré, o voo teve início às 9h e durou 30 minutos. No helicóptero, a imagem foi conduzida pelo reitor da Basílica Santuário e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, Padre Luiz Carlos Maria Nunes Gonçalves.

Ao final do sobrevoo, Pe. Luiz Carlos explicou, em um vídeo, que o trajeto foi feito “conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, pedindo que Ela, na sua bondade de mãe, abençoe este povo que tanto a ama e venera”.

Para pedir a intercessão da Padroeira da Amazônia, o sacerdote rezou a oração contra as pestes incuráveis, recorrendo à força suplicante de Maria frente ao coronavírus. Além disso, rezou as orações a Nossa Senhora de Nazaré e a Salve Rainha.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O sobrevoo da benção por Belém já começou ?????? ? DFN

Uma publicação compartilhada por Círio De Nazaré (@ciriooficial) em

O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins, contou a ACI Digital que “a ideia do sobrevoo veio do desejo da diretoria da festa de levar Nossa Senhora ao meio de seu povo” e, diante das recomendações para que sejam evitadas aglomerações, “o percurso de helicóptero foi a única opção encontrada”.

“Nós também idealizamos isto em atendimento à demanda de milhares de fiéis que se manifestam sempre pelas redes sociais e que vinham nos informando de sua angústia neste momento difícil, angústia essa que é sempre atenuada com a presença e com as bênçãos de Nossa Senhora”, acrescentou.

Assim, na sexta-feira, receberam por parte de uma empresa privada “a confirmação de que cederia a aeronave em um gesto de fraternidade e solidariedade dos proprietários”. Desse modo, em 24 horas, organizaram tudo e puderam, no sábado de manhã, “realizar este sobrevoo, que alguns já batizaram de o Círio das Nuvens”.

“A receptividade dos fiéis foi extremamente positiva”, afirmou Albano Martins, ressaltando as milhares de visualizações alcançadas pelas transmissões realizadas por meio de redes sociais. “As pessoas todas manifestando uma emoção muito grande. Então, na nossa ótica, não poderia ter sido melhor”, concluiu.

A seguir, a oração contra as pestes incuráveis, rezada durante o voo com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré:

Arca Santa e Imaculada, tão pura e cheia de graça, sede a nossa salvação neste perigo de desgraças.
Sendo a Mãe do Deus humanado, que por nós expirou na cruz, que pedirás, ó Senhora, que vos negue o bom Jesus?
Advogada celeste, desta pobre humanidade, perdão, Senhora, alcançai-nos da Divina Majestade.
Dissipai a cruel peste, Poderosa Intercessora, como a cabeça esmagastes, da serpente enganadora.
A natureza, Senhora, ao vosso Filho obedece, e o vosso Filho que a rege, não resiste à vossa prece. Assim seja.
Amém!

Confira também: