O Papa Francisco reconheceu que apesar da dramática situação provocada pelo coronavírus COVID-19, há muita gente que está se preocupando pelos demais, por isso convidou a agradecer ao Senhor “porque suscita estes sentimentos nos corações de seus fiéis”.

Assim indicou o Santo Padre no início da Missa matutina celebrada na Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 27 de março.

 “Nestes dias chegaram notícias de que muita gente começa a preocupar-se num modo mais geral com os outros e pensam nas famílias que não têm o suficiente para viver, nos anciãos sós, nos doentes no hospital e rezam e buscam fazer chegar alguma ajuda… Esse é um bom sinal. Agradecemos ao Senhor por suscitar esses sentimentos no coração de seus fiéis”, disse o Papa.

Durante a sua homilia, o Pontífice explicou a importância de lutar contra o espírito do demônio que faz que as pessoas se acirrem e discutam ou tenham inimizades.

“Mas o diabo, aquilo que faz: o acirramento. Sempre. Por trás do acirramento está o diabo, para destruir a obra de Deus. Por trás de uma discussão ou uma inimizade, pode ser que esteja o demônio, mas de longe, com as tentações normais. Mas quando há acirramento, não duvidemos: há a presença do demônio”.

Por isso, o Papa assinalou que “o acirramento é sutil. Pensemos como o demônio se acirrou não somente contra Jesus, mas também nas perseguições aos cristãos; como buscou os meios mais sofisticados para levá-los à apostasia, a distanciar-se de Deus. Isso é, como dizemos na linguagem do dia a dia, isso é diabólico: sim; inteligência diabólica”, reforçou.

“Peçamos ao Senhor a graça de lutar contra o mau espírito, de discutir quando devemos discutir; mas diante do espírito de acirramento, ter a coragem e deixar que os outros falem. O mesmo diante deste acirramento cotidiano que é o mexerico: deixa-lo falar. Em silêncio, diante de Deus”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: