O Arcebispo de Nova York, Cardeal Timothy Dolan, pediu aos fiéis que continuem apoiando as igrejas, que serão afetadas pela falta de doações durante esse período de crise devido ao avanço do coronavírus.

O Cardeal Dolan assinalou que, assim como a população do país, a Arquidiocese de Nova York está adotando protocolos para proteger os fiéis do coronavírus e garantir que possam continuar praticando a sua fé.

O Purpurado indicou que, devido à crise, as Missas serão celebradas sem a presença dos fiéis e serão transmitidas nas redes sociais, mas as igrejas permanecerão abertas para que as pessoas possam realizar sua oração.

Além disso, assinalou que “o trabalho da Igreja em oração, caridade e assistência médica continua sendo ativo e vibrante. Além disso, o trabalho invisível no coração da missão da Igreja continua”.

O Cardeal Dolan pediu para não ter medo, mas confiar em Deus "que nos criou, que nos ama por completo".

Do mesmo modo, o Purpurado lembrou os serviços de bem-estar e assistência social que a arquidiocese possui, como o ArchCare, "uma linha direta de 24 horas para ajudar com qualquer aspecto do coronavírus" e as Caridades Católicas, que prestam assistência com problemas não relacionados a COVID-19.

O Cardeal assinalou que, como todas as famílias da cidade, as paróquias também estão passando por uma crise e exortou todas as pessoas a não deixarem desamparadas as igrejas que precisam de ajuda.

O cancelamento das Missas públicas e outros serviços prestados pelos templos, como casamentos, batismos ou funerais, cortaram a entrada de doações, com as quais se mantêm os grupos de oração, despesas com alimentos, atividades sociais, escolas e a educação religiosa contínua.

"Agora que nossas Missas públicas foram canceladas por um período indeterminado, peço que apoiem sua paróquia, continuando a compartilhar sua oferta dominical", encorajou.

O Purpurado indicou que uma maneira prática de realizar as doações on-line é através da conta WeShare de cada paróquia, que se encontra no site de cada igreja.

“Sei que seus pastores ficarão muito agradecidos e aliviados por saber que podem depender de receber seu apoio contínuo no ofertório de todos os domingos. Não estou sendo alarmista quando digo que, sem o seu apoio, sua paróquia poderia ser seriamente prejudicada", acrescentou.

O Cardeal Dolan indicou que funcionários do financeiro expressaram sua grave preocupação com a capacidade de cobrir despesas gerais durante a crise do coronavírus e lamentou que provavelmente seja obrigado a implementar “uma permissão salarial arquidiocesana ampla de até 25% para todos os funcionários”.

Por fim, assinalou que em tempos difíceis "nossa resposta mais apropriada é a fé e a confiança, junto com a caridade para com os outros".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: