O Beato Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de São Josemaria Escrivá à frente do Opus Dei, visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, em 25 de janeiro de 1989.

Neste dia 12 de maio, a Igreja celebra a festa do Beato Álvaro del Portillo, falecido em 1994 e beatificado em 2014.

Em sua visita ao Santuário de Fátima, o Beato pronunciou em voz alta a seguinte oração:

Mãe nossa,

tu acolhes benigna as súplicas que os corações de todo o mundo elevam,
na confiança da tua poderosa intercessão.

Sei que sempre nos ouves, mas ainda assim viemos de Roma para te dizer o que já sabes:
que te amamos, mas queremos amar-te mais.

Ajuda-nos a servir a Igreja como ela quer ser servida: com todo o coração, com uma entrega absoluta, com lealdade e fidelidade.

É a única coisa que interessa e é o que venho pedir-te, pensando em toda a Obra; que sirvamos cada vez melhor a Igreja Santa, dirigida pelo Papa e pelos Bispos em cada diocese; que consigamos prestar mais ajuda a todo o povo fiel.

Virgem Imaculada, Mãe do Amor formoso: já vês que o mundo se escapa de Jesus, que a família cristã se está a desagregar, que se cometem tantas ofensas ao Senhor por parte desta nossa civilização.

Tem piedade das almas que o pecado tornou egoístas e jazem incapazes de levantar o coração para te dizer "Mãe nossa" e para dizer ao teu Filho: "Aqui estamos!"

Move-as - e move-nos - para que nos decidamos a seguir Jesus pelo caminho estreito da abnegação, que devemos percorrer ainda que requeira esforço.

Recorda-nos que a Cruz do Senhor não é pesada, porque o nosso Cireneu é Ele, Jesus, que a leva conosco e que morreu pela nossa salvação.

Mãe nossa, ajuda-nos!