A Superiora Geral da Companhia das Filhas da Caridade, Irmã Kathleen Appler, faleceu em 18 de março, às 7h, na Casa Mãe em Paris (França).

A Companhia das Filhas da Caridade no Brasil informou que viveu “no início da manhã deste dia 18 de março, a páscoa definitiva de sua Superiora Geral Irmã Kathleen Appler. Seu falecimento se deu na Casa Mãe, em Paris, após um período de enfermidade”.

Por sua vez, os missionários paulinos informaram que a religiosa de 68 anos lutou "com integridade, durante um ano e meio, contra uma doença longa e fatal".

Irmã Kathleen Appler nasceu em Utica, Nova York (Estados Unidos), em 23 de fevereiro de 1952. Ela ingressou na Companhia das Filhas da Caridade em abril de 1973, em Boston, Massachusetts. Completou 46 anos de vocação em abril de 2019.

O serviço da religiosa como filha da caridade se desenvolveu especialmente nas áreas de educação, formação e administração.

Foi eleita Superiora Geral das Filhas da Caridade em 25 de maio de 2015. Antes de sua eleição, foi membro do Conselho Geral das Filhas da Caridade, desde junho de 2009, e visitadora da antiga Província do Nordeste dos Estados Unidos, com sede em Albany, Nova York.

Em abril de 2019, completou 46 anos de vocação religiosa.

Em 8 de julho de 2019, o Papa Francisco a nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, junto com outras seis superioras gerais, sendo a primeira vez que mulheres são nomeadas para estas responsabilidades.

Há alguns meses, já se sabia que a Madre Geral estava sofrendo uma doença grave, que agora, lamentavelmente, provocou a sua morte.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: