O Cardeal Gregorio Rosa Chávez cumpre desde 12 de março passado um período de quarentena preventiva em seu domicílio em San Salvador, seguindo as medidas estabelecidas pelo governo para todos os que cheguem do exterior com o fim de controlar possíveis casos de coronavírus.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, declarou em 11 de março o estado de quarentena no país por 21 dias, depois que a OMS declarou que o coronavírus COVID-19 estava entrando na fase de pandemia.

No dia seguinte, o Purpurado voltou de Dallas (Estados Unidos) e ficou em quarentena nas instalações do aeroporto com os demais passageiros e com a religiosa que o acompanhou na viagem. O Cardeal, de 77 anos, viajou para participar de um retiro espiritual.

Posteriormente, foi transferido para sua residência para continuar esse período preventivo.

Em declarações à imprensa, em 15 de março, o Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, informou que no dia anterior "conversei com o senhor Cardeal e perguntei exatamente como ele está, como se sente, e ele me disse que está bem, se sente bem, que está realizando a quarentena domiciliar que foi designada a ele e tem a companhia da religiosa que viajou com ele”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: