O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, publicou um decreto por meio do qual desobriga os fiéis a participarem da Missa dominical e em dias de preceitos e orienta a que acompanhem a Celebração Eucarística por meio das mídias, até que seja disposto o contrário.

No decreto, publicado na segunda-feira, 16 de março, o Purpurado estabelece que “todos os fiéis estão dispensados da obrigação prevista no cânon 1247 do Código de Direito Canônico de participar das Missas dominicais e nos demais dias de preceitos”, as quais, porém, continuarão sendo celebradas normalmente pelos sacerdotes nas igrejas da Arquidiocese.

Em seguida, afirma que, aos que “optarem por não participar da celebração da Missa, recomenda-se vivamente acompanhá-la pelos meios de comunicação das paróquias, da Arquidiocese ou das demais mídias católicas, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal”.

Além disso, pede que os fiéis que decidirem pela participação presencial nas Missas mantenham “uma distância prudente uns dos outros, segundo as orientações das autoridades sanitárias, como prevenção contra contágio”

Aos sacerdotes, porém, o Cardeal Tempesta reforça a importância da celebração da Eucaristia e roga para que, “mesmo com eventual ausência de fiéis”, os presbíteros “celebrem diariamente a Santa Missa, conforme o cânon904 do Código de Direito Canônico, o qual nos recorda o valor dessa celebração como ato de Cristo e da Igreja, e que consiste no centro vital do ministério sacerdotal”. Pede ainda que, se possível, essas Missas “sejam transmitidas pelas mídias”.

No mesmo decreto, Dom Orani enfatiza ainda o chamado à oração frente à pandemia do coronavírus Covid-19. Nesse sentido, pede àqueles “que rezam a Liturgia das Horas, especialmente aos que receberam da Igreja esta missão”, que façam “uma petição pelo fim dessa pandemia e pelos que sofrem”.

Recomenda também “a oração pessoal ou em família, como, por exemplo, a Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) e o Rosário”.

O Arcebispo do Rio de Janeiro pede ainda que “Deus recompense aos que estão trabalhando para amenizar as dores dos que padecem e os que buscam a solução para essa grave situação” e convida a rezar “pelos falecidos, por aqueles que sofrem e seus familiares”.

Ao fim do decreto, o Cardeal Tempesta convoca todos para que, “a exemplo dos nossos antepassados, recorramos ao nosso padroeiro São Sebastião, pedindo sua intercessão para sermos livres da atual pandemia”.

Nesse sentido, a Arquidiocese do Rio de Janeiro publicou a oração “Clamando a intercessão de São Sebastião”, para que “todos os fiéis, em unidade com seus párocos”, rezem pedindo a intercessão do santo padroeiro “contra qualquer tipo de flagelo”.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira, no Brasil, há 234 casos confirmados de coronavírus. No estado do Rio de Janeiro, são 31 casos confirmados, dos quais 29 se encontram na capital, onde foi confirmado o primeiro caso grave da doença no Rio.

Confira também: