Atualmente, muito católicos se encontram em distintas situações em que são abordados por pessoas que não compartilham as mesmas crenças ou as questionam e, em algumas ocasiões, não são capazes de dar respostas satisfatórias devido à falta de formação da fé.

Um dos pastores da Igreja que ressaltam a necessidade da formação cristã é Dom Héctor Aguer, Arcebispo de la Plata (Argentina), o qual incentivou os leigos a se formar “nas verdades da fé para poder viver delas e adquirir critérios para discernir e avaliar as coisas do mundo”.

Nesta mesma linha de incentivar a formação intelectual, o mestre em gestão da educação, Julián Echandía, compartilhou com o Grupo ACI 5 razões pelas quais um católico deve se formar na fé.

1. Porque quem conhece a fé a ama

“Conhecer nossa fé para amá-la, porque ninguém ama o que não conhece. Os católicos devemos conhecer os conteúdos de nossa fé, porque a fé não é essencialmente sentimento, mas também é a adesão de todo o nosso ser a um conjunto de verdades”, explicou Echandía.

Portanto, acrescentou, “devemos conhecer a fundo a fé da Igreja. A fé que não se conhece, não se ama”.

2. Porque aprendemos a viver de modo cristão

Se quisermos servir ao Senhor e amar a Igreja, devemos nos esforçar por nos formarmos integralmente. Como podemos viver de modo cristão se não sabemos o que é nosso cristianismo? Esta formação não pode ser superficial, mas encarnada e integral. Conhecer e amar para servir.

3. Porque devemos dar razão de nossas crenças

O especialista manifestou que, para compartilhar nossa fé, devemos aprender a dar razão do que cremos.

“São Pedro convidava os cristãos a que ‘estejam sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança’ (1Pe 3,15). Estas palavras também se aplicam a nós. Mostrar nossa convicção com argumentos”, assinalou.

4. Porque permite nos defendermos

A formação do cristão é especialmente necessária em nosso tempo, já que vivemos em um ambiente contrário à fé. Atacam nossas crenças e valores através da imprensa, do governo etc.

5. Porque nos ajuda a dialogar com aqueles que estão afastados da Igreja

Finalmente, assegurou que nos formarmos ajudará ao diálogo com os irmãos afastados e de outras religiões.

“A melhor maneira de dialogar é saber bem qual é nossa fé e saber encontrar os pontos que temos em comum e os que nos diferenciam”, concluiu o especialista.

Confira também: