O Papa Francisco aceitou a renúncia do Bispo auxiliar de Buffalo (Estados Unidos), Dom Edward Grosz, acusado de má condução das denúncias de abusos cometidos por um sacerdote.

Dom Grosz completou 75 anos em 16 de fevereiro e apresentou sua renúncia ao Santo Padre, conforme ordena o Código de Direito Canônico, que estabelece essa idade para a aposentadoria dos bispos.

O anúncio do Vaticano sobre a aceitação da renúncia não especifica se será feita uma investigação sobre as acusações contra Dom Grosz.

A renúncia ocorre um ano depois das acusações de encobrimento de abusos sexuais feitas por alguns clérigos contra a liderança da Diocese de Buffalo, incluindo Dom Grosz.

Em setembro, um sacerdote que foi vítima de abuso quando era seminarista declarou que Dom Grosz respondeu ao seu relatório de 2003 ameaçando frustrar sua vocação.

Pe. Ryszard Biernat, suposta vítima de abuso cometido por um sacerdote de Buffalo, que mais tarde seria expulso do ministério por outras acusações, disse à estação local WKBW a resposta dada por Dom Grosz.

"Ele disse que a culpa foi minha porque eu não tranquei a porta com chave" e também que, "se eu não parasse de falar sobre isso, não me tornaria sacerdote”, contou Pe. Biernat.

Dom Richard Malone, que foi bispo de Buffalo entre 2012 e 2019, renunciou em dezembro depois de uma investigação ordenada pelo Vaticano e conduzida pelo Bispo de Brooklyn, Dom Nicholas DiMarzio.

Dom Grosz e Dom Malone se encontraram, junto com outros bispos do estado de Nova York, com o Papa Francisco em novembro do ano passado, no Vaticano, durante a visita ad limina.

Dom Grosz serviu como Bispo Auxiliar de Buffalo desde 1989. Foi ordenado sacerdote em 1971.

Em 28 de fevereiro, a Diocese de Buffalo anunciou que está declarando falência devido às centenas de ações judiciais recebidas nos últimos meses por acusações de abuso.

O atual Administrador Apostólico de Buffalo também anunciou a decisão de fechar o seminário Cristo Rei devido ao déficit anual de 500 mil dólares em uma década.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: