A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou na segunda-feira, 2 de março, algumas orientações a serem adotadas nas igrejas para evitar o contágio por coronavírus, depois que foram confirmados os dois primeiros casos de Covid-19 no país.

Frente à situação vivida em todo o mundo por conta do novo coronavírus, os Prelados apelam “à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene”.

“Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”, indica nota do Conselho Permanente da CEP.

A segunda-feira, 2 de março, a ministra da Saúde, Marta Temido, informou sobre os dois casos de coronavírus em Portugal. O primeiro se trata de um homem de 60 anos, que retornou de uma viagem ao norte da Itália e começou a sentir os sintomas em 29 de fevereiro. Ele está internado no Hospital de Santo António, no Porto.

O segundo caso é o de um homem de 33 anos, que regressou de viagem a Valência, na Espanha, e sentiu os primeiros sintomas em 26 de fevereiro. Este está internado no Hospital de São João, também no Porto.

O estado de saúde de ambos é considerado estável e pessoas que tiveram contato direto com eles serão colocados em vigilância.

O novo coronavírus, que apareceu no fim de dezembro na China, já atingiu 67 países, tendo infectado cerca de 90 mil pessoas e provocado mais de 3 mil mortos.

Confira também: