Desde segunda-feira, 2 de março, os pesquisadores podem ter acesso aos arquivos relacionados ao pontificado de Pio XII guardados nos Arquivos Apostólicos do Vaticano e outros arquivos da Cúria, alguns dos quais, segundo o Secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher, certamente mostrarão "o ódio do nazismo pela Igreja Católica e pelo próprio Papa".

Em declarações a Vatican News, Dom Gallagher assinalou que nesses documentos a figura de Pio XII "se expressa em toda a sua grandiosidade, como defensor da humanidade e como autêntico pastor universal".

“Como Papa, demonstrou uma caridade ilimitada, nem sempre compreendida e nem mesmo compartilhada dentro dos muros vaticanos. De seus documentos, evidencia-se os esforços feitos para tentar responder aos pedidos de ajuda para a salvação dos perseguidos e dos necessitados em perigo de vida”.

Dom Gallagher fez essas declarações para explicar o que poderão encontrar os pesquisadores que tenham acesso ao Arquivo Histórico da Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, um dos quais abriu seus documentos sobre o Pontificado de Pio XII.

Com relação à Segunda Guerra Mundial, os pesquisadores que desejam estudar este período do pontificado encontrarão documentos sobre relações diplomáticas, questões da concordata, tratados, ratificações, obras humanitárias e de assistência, as relações periódicas sobre as situações político-religiosas, as questões escolares, as questões que se referem ao Estado do Vaticano e assim por diante.

Dom Gallagher disse que são protegidos um total de 2 milhões de documentos. Desses, mais de 1 milhão foram digitalizados. Os primeiros 10 anos do Pontificado de Pio XII, de 1939 a 1948, estão totalmente digitalizados à disposição dos pesquisadores. O período de 1948 em diante ainda está em fase de digitalização.

Nesse sentido, destacou as vantagens da digitalização, que "garante uma melhor conservação para estes documentos que são únicos no mundo". Além disso, a digitalização facilitará a consulta de documentos e permitirá que um número maior de pesquisadores possa acessá-los.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: