As autoridades francesas esperam que a cripta e partes da praça de Notre-Dame de Paris sejam reabertas na primavera, quase um ano após o incêndio que destruiu o telhado e grande parte do interior da catedral.

Emmanuel Grégoire, vice-prefeito de Paris, disse que a praça e a cripta da catedral deveriam reabrir pouco antes do verão "se tudo der certo", informou The New York Times.

As autoridades disseram a The New York Times que partes da catedral e arredores, até agora, permaneceram fechadas devido à contaminação por chumbo dos destroços do telhado e do pináculo, que caíram com o incêndio.

Segundo informações do governo francês obtidas pelo jornal norte-americano, os níveis de chumbo na praça da catedral eram 1.300 vezes superiores aos limites estabelecidos pela França. Em outras áreas próximas, os níveis de chumbo eram 955 vezes mais altos que os padrões de segurança.

"Obviamente, isso depende se o local foi limpo corretamente, mas temos feito verificações periódicas de chumbo", disse Karen Taïeb, assistente de patrimônio do município, a The New York Times. Se tudo correr bem, disse que a praça e a cripta poderão abrir no final de março.

Em 15 de abril, um incêndio voraz afetou a Catedral de Notre Dame. O telhado e o pináculo foram destruídos pelo fogo, mas as estruturas principais não foram danificadas.

A igreja recebe mais de 12 milhões de visitantes todos os anos.

O telhado estava sendo restaurado no momento do incêndio. Nos meses seguintes, os bombeiros indicaram que o incidente poderia ter começado por causa de um trabalho elétrico defeituoso ou por causa de uma guimba de cigarro jogada por um trabalhador.

A maioria das relíquias sagradas da igreja, incluindo a Eucaristia e uma relíquia da Coroa de Espinhos, foram resgatadas durante o incêndio graças a uma estratégia planejada para emergências.

O presidente francês Emmanuel Macron prometeu restaurar a catedral em cinco anos após o incêndio e doadores privados prometeram quase um bilhão para os trabalhos que começaram em julho de 2018.

No verão passado, o governo francês aprovou um projeto de lei que organiza como os fundos de restauração serão distribuídos.

Desde a adoção da lei de 1905 sobre a separação da Igreja e do Estado, que formalizou a laicidade (uma forma estrita de laicismo público), os edifícios religiosos na França são de propriedade do Estado.

A Catedral de Notre Dame de Paris é a sede da Arquidiocese da capital francesa. É um dos mais famosos templos góticos do mundo. Foi construído entre 1163 e 1345.

O templo é cercado pelas águas do rio Sena e é dedicado à Virgem Maria. Notre-Dame significa Nossa Senhora em português.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: