O Papa Francisco incentivou a evangelizar com alegria a Província Eclesiástica da Costa Rica.

Assim indicou o Santo Padre em uma carta enviada por ocasião dos 100 anos da Província Eclesiástica da Costa Rica.

Por esse motivo, a Igreja na Costa Rica celebra o Ano Jubilar de 16 de fevereiro de 2020 a 16 de fevereiro de 2021, no qual os fiéis poderão lucrar indulgência plenária em três catedrais do país.

Na carta assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Santo Padre saúda os sacerdotes, religiosos e leigos que participaram da abertura da Porta Santa deste Ano Jubilar e confirmou sua união espiritual à Ação de Graças ao Senhor "por todos os frutos alcançados ao longo destes cem anos, em sua missão de acompanhar, iluminar e animar todos os filhos e filhas desta Nação".

Nesse sentido, o Pontífice incentivou a levar em conta, durante esta comemoração, “o amor misericordioso de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem brota toda verdade, bondade e beleza, para que leigos e consagrados prossigam incansavelmente sua atividade evangelizadora, levando a todos a alegria do Evangelho, particularmente aos mais necessitados e afastados, e deem verdadeiro testemunho da vida cristã nos vários ambientes da sociedade”.

Além disso, o Papa os confiou "à proteção materna de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da Costa Rica", e concedeu a bênção apostólica aos que participam dessa Solene Celebração.

A Penitenciaria da Santa Sé aprovou este Ano Jubilar pela Fundação Canônica da Província Eclesiástica da Costa Rica, realizada pelo Papa Bento XV com a bula “Praedecessorum”, de 1921, na qual elevou a Diocese de San José a sede metropolitana e criou a Diocese de Limón e Alajuela.

As três catedrais de tais dioceses serão sedes jubilares onde os peregrinos e fiéis poderão lucrar as graças espirituais e indulgência plenária.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: