Com uma falsa acusação de plágio, um site pouco conhecido tenta que a agência do grupo ACI em espanhol, ACI Prensa, elimine um artigo sobre o anúncio de que o Papa Francisco havia nomeado um Comissário Pontifício para os Arautos do Evangelho.

ACI Prensa publicou o artigo “El Papa nombra un Comisario Pontificio para los Heraldos del Evangelio” (O Papa nomeia um Comissário Pontifício para os Arautos do Evangelho) originalmente em 28 de setembro de 2019.

Nesse artigo, reportou-se que o Papa Francisco nomeou como Comissário Pontifício para os Arautos do Evangelho o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida.

Conforme informou no dia 28 de setembro o site oficial de notícias do Vaticano, Vatican News, o Santo Padre tomou a decisão de nomear um Comissário Pontifício para os Arautos do Evangelho após a visita apostólica realizada em 2017, por ter encontrado deficiências quanto “ao estilo de governo, à vida dos membros do Conselho, à pastoral vocacional, à formação de novas vocações, à administração, à gestão das obras e à captação de recursos”.

No mesmo dia 28 de setembro por volta do meio-dia (hora da Itália), a Sala de Imprensa da Santa Sé remeteu aos meios jornalísticos, entre os quaisa agência ACI Prensa, a documentação referente à nomeação do Comissário Pontifício para os Arautos do Evangelho.

Entretanto, o site “Global News Live”, que copia artigos de diversos sites em inglês, português e espanhol, assegura que publicou originalmente o artigo “El Papa nombra un Comisario Pontificio para los Heraldos del Evangelio”, em 27 de setembro de 2019.

Entretanto, no dia 27 de setembro de 2019 o Vaticano ainda não havia tornado pública nenhuma informação sobre o Comissário Pontifício para os Arautos, nem através de Vatican News nem de sua Sala de Imprensa, a Sala Stampa.

A queixa de plágio contra ACI Prensa foi remetido pela empresa internacional Cloudflare Trust & Safety, citando como suposta autora a uma desconhecida jornalista com um nome de aparente origem da Europa Oriental, mas com base no Rio do Janeiro (Brasil).

O blog Global News Live também copiou ACI Digital com o artigo “Controvérsia em torno de vídeo de ‘exorcismos’ dos Arautos do Evangelho”, publicado originalmente por ACI Digital em 19 de junho de 2017.

O mencionado site, que publica principalmente em inglês, tem outras notícias referentes aos Arautos do Evangelho em português, com data anterior ou similar à sua divulgação em outros meios de comunicação, tal como “Desmascarada colombiana que fez falsa denúncia sobre abuso sexual”, publicada também pelo jornal Expresso Ceará; “Denúncias contra Arautos do Evangelho não chegaram a sede do grupo em Cariacica”, que se pode encontrar também no semanário ESHoje; e “Grupo católico é investigado por abuso psicológico e humilhações” , também disponível no Bragança Jornal Diário.

Também se pode encontrar no blog o artigo “Vaticano investiga organização católica brasileira por ‘pacto com Satã’ e por incentivar morte do Papa Francisco”, que se pode ler na Folha de S. Paulo, de um dos maiores jornais do Brasil.

Fundador do Arautos do Evangelho dá tapas em jovens em novo vídeo” é outro dos textos publicados em Global News Live e que se pode encontrar, com poucas modificações em um site da Globo.

Frente à falsa denúncia de plágio, o Diretor Executivo de ACI Prensa, Alejandro Bermúdez, disse que “ACI Prensa é uma organização com uma rede jornalística de correspondentes, repórteres e editores extremamente profissional, portanto, é fácil para nós demonstrarmos em qualquer momento a verdadeira autoria de nosso material”.

“Tomamos nota da tentativa de nos intimidar; responderemos como sempre: com mais e melhor jornalismo católico”, assegurou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Rafael Tavares.

Confira também: