No contexto do Ano Mariano Nacional que a Argentina vive, a Diocese de Catamarca construirá 400 grutas em homenagem a Nossa Senhora do Valle, padroeira desta província.

A iniciativa surgiu da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Hualfín, departamento de Belén, como forma de destacar os 400 anos do encontro da imagem mariana em Catamarca.

Depois de apresentar a ideia ao Bispo de Catamarca, Dom Luis Urbanc, e aos conselhos pastorais das comunidades paroquiais, aprovou-se a construção das grutas no território paroquial, setor oeste de Catamarca.

Dessa forma, cada comunidade será responsável por levantar 13 grutas.

A primeira gruta foi abençoada em 30 de janeiro em Laguna Blanca. O pároco de Nossa Senhora do Rosário, Pe. Rogelio Suárez, disse que a construção é “muito simples e o material usado é a pedra, porque deve se assemelhar o máximo possível à Gruta de Choya”, lugar onde começou a devoção.

Pe. Suárez acrescentou que participam da construção “docentes, pessoas do município, os avós, as crianças, os jovens, um casal, uma família, quem quiser; todos se envolvem e desta maneira estamos nos preparando para celebrar os 400 anos da Mãe do Valle no meio do povo”.

Entre 8 de dezembro de 2019 e 8 de dezembro de 2020, a Igreja na Argentina vive o Ano Mariano Nacional e, como a Diocese de Catamarca celebra este ano quatro séculos do encontro da imagem da Virgem do Valle em Catamarca , uma das principais atividades é o IV Congresso Mariano Nacional, entre 26 e 28 de abril de 2020.

Também será realizado em setembro de 2020 o Congresso Teológico-Pastoral.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: