O Papa Francisco telefonou para os pais de Fernando Báez Sosa, o jovem que morreu após ser brutalmente espancado por um grupo de jogadores de Rugby, em Villa Gesell, Buenos Aires (Argentina).

Graciela e Silvinos receberam a ligação do Santo Padre no domingo, 2 de fevereiro, mas não deram detalhes da conversa.

Segundo TN, parentes da família Báez Sosa explicaram que o Papa Francisco se comunicou como "um gesto e uma mensagem para a sociedade, diante das situações de violência que se vive nestes momentos na Argentina e no mundo”.

O contato telefônico ocorreu após a Missa celebrada no sábado, 1º de fevereiro, pelo descanso eterno do jovem na paróquia de Santo Agostinho, no bairro da Recoleta, local onde o jovem recebeu o sacramento da Crisma e sua família era reconhecida por sua fé.

Por volta das 19h, amigos, vizinhos e ex-companheiros do Colégio Marianista, onde Fernando Báez Sosa estudou, se reuniram na igreja para expressar suas condolências à família e pediram “justiça para Fernando” através de cartazes do lado de fora do templo.

Em 26 de janeiro, em sua coluna semanal, o Arcebispo de San Juan de Cuyo, Dom Jorge Eduardo Lozano, considerou necessário “um sério debate sobre a vida noturna, o consumo de álcool e drogas, os direitos dos jovens e os negócios montados em torno da 'diversão', sem deixar de lado a corrupção que leva ao desamparo”.

Com a morte brutal de um jovem em Villa Gesell, Buenos Aires, o Conselho Nacional de Ação Católica manifestou preocupação com a violência que se tornou comum na sociedade, por isso encorajou a trabalhar pela vida, pelo respeito e pela diversão saudável.

Crime de Fernando Báez Sosa

No dia 18 de janeiro, Fernando, de 19 anos, morreu após ser brutalmente espancado por um grupo de jogadores de rugby em frente a Le Brique, uma boate em Villa Gesell.

Báez estava no local junto com colegas do Colégio Marianista de Caballito, onde se formou em 2018.

Segundo as investigações, os jogadores pertencentes em sua maioria ao Club Náutico Arsenal de Zárate, brigaram com Báez e outros amigos dele, muito próximo do local.

Os atletas fugiram do local, mas foram presos pela polícia em uma casa próxima. São dez jogadores presos na delegacia 1ª de Pinamar e estão sendo processados pela suposta autoria na morte do jovem.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: