O Grupo Egmont, fórum mundial que reúne unidades de inteligência financeira de 152 países, decidiu levantar a suspensão sobre a Autoridade de Informação Financeira (AIF) do Vaticano, adotada em 13 de novembro de 2019.

Segundo informou o presidente da AIF, Carmelo Barbagallo, em um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, “ontem à tarde o presidente da Egmont, Mariano Federici, revogou a decisão de suspender a Autoridade de Informação Financeira (AIF) do circuito internacional de informação ‘Egmont Secure Web’, tomada em 13 de novembro de 2019”.

A AIF foi admitida no Grupo Egmont em julho de 2013, o que permitiu à agência encarregada de cuidar da segurança das finanças do Vaticano compartilhar normas e boas práticas com os outros Estados que fazem parte do grupo, colaborando e trocando informação em nível internacional.

Entretanto, após uma investigação realizada em 1º de outubro na sede da AIF por parte da Gendarmaria do Vaticano a pedido do Promotor de Justiça, o Grupo Egmont suspendeu a participação da AIF por não ver garantida a confidencialidade das comunicações às administrações estrangeiras equivalentes à AIF.

Agora, uma vez solucionado esse problema, a AIF foi readmitida no Grupo Egmont e no seu circuito de troca de informação.

No comunicado do presidente Barbagallo, explica que “se trata de uma decisão de grande importância, que confirma a confiança dos dirigentes de Egmont no sistema de informação financeira do Vaticano”.

“A decisão chega após os esclarecimentos proporcionados pela AIF a Egmont sobre as circunstâncias de caráter excepcional relativas aos fatos que levaram à suspensão, assim como da garantia por parte da AIF de que o tratamento da informação recebida pelo circuito de Egmont será, também graças à assinatura de um memorando de entendimento com o Promotor de Justiça, plenamente coerente com as normas que regem este circuito”.

Carmelo Barbagallo finaliza o comunicado insistindo que “a decisão de revogar a suspensão permite retomar a colaboração da AIF com as Unidades de Inteligência Financeira dos demais países com plena transparência e com um espírito totalmente cooperativo”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: