Tem início neste dia 18 de janeiro e segue até o próximo dia 25 a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, na sua versão para o hemisfério Norte, a qual neste ano recorda os migrantes e refugiados que foram vítimas de naufrágios.

Com o tema “Eles nos demonstraram um benevolência fora do comum”, retirado dos Atos dos Apóstolos, os textos para esta Semana foram preparados pelas Igrejas cristãs de Malta e Gozo (Cristãos Unidos em Malta) e reflete sobre a narração do naufrágio de São Paulo, que o levou até a Ilha de Malta.

Na introdução do documento, os autores explicam que, “em 10 de fevereiro, muitos cristãos em Malta celebram a festa do naufrágio de São Paulo, destacando e agradecendo a chegada da fé cristã nessas ilhas. A leitura de Atos dos Apóstolos usada na festa é o texto escolhido para a Semana de Oração deste ano”, isto é, Atos 27,18-28,10.

Ao refletir sobre esta passagem bíblica, ressaltam que, “hoje muitas pessoas estão enfrentando terrores semelhantes nesses mesmos mares. Os mesmos lugares mencionados no texto lido também fazem parte das histórias de migrantes de tempos modernos”.

Além disso, “em outras partes do mundo muitos outros estão fazendo jornadas igualmente perigosas por terra e pelo mar para escapar de desastres naturais, guerra e pobreza. Suas vidas também estão expostas a imensas e friamente indiferentes forças – não apenas naturais, mas também políticas, econômicas e humanas”.

Nesse sentido, o texto assinala que “essa indiferença humana assume várias formas: a indiferença dos que vendem lugares em barcos inadequados para pessoas desesperadas; a indiferença que leva à decisão de não enviar barcos de socorro; a indiferença que faz mandar embora barcos de imigrantes”.

Por isso, ressaltam que, “como cristãos unidos encarando as crises da migração essa história nos desafia: apoiamos as frias forças da indiferença, ou mostramos ‘benevolência fora do comum’ e nos tornamos testemunhas da amorosa providência de Deus para todas as pessoas?”.

“A hospitalidade é uma virtude muito necessária em nossa busca da unidade cristã. É uma prática que nos leva a uma maior generosidade para os necessitados”, assinalam, acrescentando que “nossa própria unidade cristã será descoberta não apenas mostrando hospitalidade de uns para os outros, embora isso seja muito importante, mas também através de encontros amigáveis com aqueles que não partilham nossa língua, cultura ou fé”.

Além disso, para cada um dos oito dias de reflexão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é proposto um tema, sedo os seguintes: reconciliação; iluminação; esperança; confiança; fortalecimento; hospitalidade; conversão; generosidade.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Ecumênico das Igrejas.

O site do Vaticano recorda que as datas de celebração desta semana “foram propostas em 1908 por Paul Watson (sacerdote anglicano), para cobrir os dias entre a festa de São Pedro e São Paulo, que têm um significado profundo”.

No hemisfério sul, onde janeiro é tempo de férias de verão, explicam, “as igrejas frequentemente adotam outras datas para celebrar a Semana de Oração, por exemplo, próximo a Pentecostes (sugerido pelo movimento Fé e Constituição, em 1926), que também é uma data significativa para a unidade da Igreja ".

Confira também: