Na tarde de segunda-feira, 13 de janeiro, um incêndio atingiu a Catedral de Nossa Senhora do Rosário, localizada em Valdivia, sul do Chile.

O incêndio teria começado por volta das 16h no telhado do templo, onde estavam sendo realizados trabalhos de soldagem.

Várias companhias de Bombeiros foram até o local, assim como a Polícia de Investigações (PDI) para investigar as causas do acidente.

O administrador apostólico da Diocese de Valdivia, Pe. Gonzalo Espina, explicou à Rádio Cooperativa que estão avaliando "a causa e a extensão dos danos. Mas o incêndio está controlado. Estamos solicitando colaboração, porque a igreja precisa de manutenção".

O setor de comunicações da Diocese de Valdivia descartou que tenha sido provocado intencionalmente por terceiros e destacou que poderia ser uma falha elétrica, pois no local estavam sendo realizados trabalhos de reparação, programados anteriormente.

"Ressaltamos que nenhuma pessoa ficou ferida pelo acontecimento desta tarde, e que o Santíssimo foi transladado para outra capela, a fim de protegê-lo de possíveis danos. Também assinalamos que o valioso patrimônio cultural que se custodia neste recinto não foi comprometido pela água ou pelas chamas”, explicou-se em um comunicado emitido em 13 de janeiro.

Da mesma forma, foi solicitada a colaboração da comunidade para limpar o local nesta terça-feira, 14 de janeiro.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: