O Papa Francisco se dirigiu nesta quarta-feira, 8 de janeiro, no final da Audiência Geral na Sala Paulo VI, no Vaticano, a um grupo de peregrinos australianos e expressou mostrou sua solidariedade pelos incêndios florestais catastróficos que assolam a Austrália desde o início do ano.

“Entre vocês há um grupo da Austrália. Eu gostaria de pedir a todos que rezem ao Senhor para que ajude o povo neste momento difícil, com aqueles incêndios tão fortes. E estou próximo à população da Austrália”, foram as palavras do Pontífice.

A Austrália está sofrendo desde setembro passado uma onda de incêndios florestais que se intensificou nas últimas semanas.

A região mais afetada é o estado de Victoria, onde queimaram 800 mil hectares com 70 focos ativos. A cidade de Mallacoota, onde até 31 de dezembro mais de 4 mil pessoas ficaram presas na praia enquanto tentavam escapar do fogo, foi evacuada, assim como outras cidades do estado de Victoria e de Nova Gales do Sul. No total, 8 milhões de hectares de floresta foram queimados em todo o país desde setembro.

A catástrofe também causou a morte de 25 pessoas, destruiu 2 mil casas e causou estragos nos ecossistemas locais, com a morte de centenas de milhões de animais. Especificamente, de acordo com especialistas da Universidade de Sydney, mais de 480 milhões de animais foram direta ou indiretamente afetados pelos incêndios.

Entre as espécies afetadas estão algumas endêmicas da Austrália e em risco de extinção, como cangurus, coalas e wombats.

Além disso, a fumaça causada por incêndios disparou os níveis de poluição do ar. Muitas cidades australianas, incluindo Sydney, foram particularmente afetadas com o céu coberto por uma espessa neblina laranja causada pelo fogo.

Segundo reconheceram as autoridades do país, esses incêndios florestais são os mais graves em toda a história do país. A área queimada é mais que o dobro da dos incêndios na Amazônia no ano passado.

Os incêndios também são uma preocupação para a Igreja local. O Arcebispo de Sydney, Dom Anthony Fisher, destacou o trabalho dos bombeiros para lidar com os incêndios florestais e pediu aos católicos que rezem a Nossa Senhora "por todos aqueles que estão em perigo neste momento difícil".

Da mesma forma, o Arcebispo de Melbourne, Dom Peter Comensoli, lamentou que o início de 2020 seja marcado por “perdas, destruição, separação e profunda tristeza; e parece haver mais por vir".

Confira também: